20 anos de rivalidade: Relembre polêmicas de Corinthians x Internacional
Corinthians e Internacional se enfrentam neste sábado (3), em partida válida pelo Brasileirão. A bola rola às 18h30 (de Brasília), e será mais um capítulo de uma rivalidade que já existe há 20 anos.
Desde 2005 que corintianos e colorados mantém a rivalidade e geram uma partida repleta de provocações e polêmicas. Tal atrito começou justamente após um jogo disputado pelo Brasileirão, em que ambas as equipes se enfrentaram e deu o que falar.
De volta a 2005
O Brasileirão 2005 foi um campeonato bastante marcante no que diz respeito a arbitragem. Naquele ano foi deflagrada a Máfia do Apito, em que árbitros manipulavam resultados de jogos visando o benefício de apostadores. No total, onze partidas foram anuladas por suspeita de manipulação, e precisaram ser jogadas novamente.
No caso do Timão, a equipe precisou repetir confrontos contra Santos e São Paulo. Originalmente, a equipe havia perdido os clássicos, mas após jogar novamente, o Alvinegro somou quatro pontos, o suficiente para superar o Internacional na tabela.
Na reta final do torneio, o duelo direto entre Inter e Corinthians aconteceu, e faltando três jogos para o fim do campeonato, as equipes se encontraram. Na época, o Alvinegro estava na primeira posição, mas caso o Inter vencesse, igualaria a pontuação do adversário. Se triunfasse por três gols, os gaúchos roubariam a ponta da tabela.
O jogo começou normalmente e ambas as equipes já haviam balançado as redes, mantendo o empate por 1 a 1, sem grandes polêmicas. No entanto, aos 28 minutos do segundo tempo tudo mudou. Tinga recebeu a bola na área e Fábio Costa tentou abafar, mas acabou derrubando o atleta do Internacional no choque.
O árbitro Márcio Rezende de Freitas interpretou o lance como simulação e aplicou o segundo cartão amarelo em Tinga, mandando o atleta para o vestiário mais cedo. A situação gerou muita polêmica e discussão, visto que na interpretação de muitos, o pênalti foi claro.
Sem o pênalti marcado e com o Internacional com um homem a menos, o duelo terminou empatado por 1 a 1, e o Timão, posteriormente, confirmou o título do torneio.
E o DVD?
Após o episódio do pênalti, a rivalidade entre as equipes aflorou, e ganhou ainda mais força em 2009, quando os times se enfrentaram pela final da Copa do Brasil daquele ano.
Antes da bola rolar pelo torneio, a diretoria do Colorado preparou um dossiê de supostos erros de arbitragem que teriam beneficiado o Corinthians. Os vídeos coletados pelo Inter foram colocados em um DVD e entregue à CBF.
Na decisão, o Alvinegro venceu por 2 a 0 no primeiro jogo, e segurou o empate por 2 a 2 no Beira-Rio, na volta, ficando com o título.
O episódio do DVD foi muito comentado na época, e desde então, tanto torcedores do Corinthians, quanto o próprio Timão utilizam da situação para provocar o Internacional.
Em 2015, o Internacional visitou a Arena Corinthians em partida válida pelo Brasileirão. Após vitória do Timão por 2 a 1, a frase “Põe no DVD’ foi mostrada no telão do estádio. Na época, o presidente corintiano, Roberto de Andrade, reprovou o ato.
“Sou totalmente contrário a esse tipo de manifestação. Peço desculpas em nome do Corinthians e vamos apurar quem fez essa brincadeira de mau gosto”, afirmou o dirigente.
Em 2017, o ex-dirigente do Inter, Fernando Carvalho, responsável pela elaboração do DVD, revelou ao ‘UOL’ que se arrependeu da decisão.
“Eu acho que não devia ter feito. Aquilo foi ruim para o clube, foi ruim para mim. Mas não sei se não faria de novo. Às vezes o momento que a gente vive te leva a tomar a atitude. Hoje, bem mais calmo e tranquilo, com várias coisas que aconteceram depois, acho que foi um erro. Foi um erro. Não sei se tinha de ter agido daquela maneira. Sem dúvida foi um erro”, disse.
Retrospecto recente
No último confronto entre as equipes, em outubro de 2024, válido pelo Brasileirão daquele ano, o duelo terminou empatado por 2 a 2.
Já nos últimos cinco jogos, são três empates e duas vitórias do Colorado. O Timão não vence o adversário há quase cinco anos. A última vitória do Alvinegro no duelo foi em 31 de outubro de 2020, pelo Brasileirão daquele ano. Na época, a equipe triunfou por 1 a 0, com gol de Matheus Davó.
Agora, o Timão buscará voltar a vencer o adversário e colocar fim na marca negativa neste sábado (3), em partida na Neo Química Arena.
Quer saber onde assistir aos jogos de futebol hoje na TV? Fique por dentro acessando o site do 365scores: resultado ao vivo, jogos em andamento e muito mais!