Adeus ao Goodison Park: Everton se despede de sua casa centenária neste domingo
Tradicional clube da Inglaterra, o Everton encerrará um dos maiores capítulos de sua história no próximo domingo (18), quando fará sua última partida no Goodison Park, estádio que é sua casa desde 1892. A decisão partiu da diretoria, que construiu o Everton Stadium para os Toffees realizarem suas partidas a partir da próxima temporada. O jogo de despedida será contra o já rebaixado Southampton.
Para alívio dos torcedores, o Everton mudou de ideia e não irá mais desabar o Goodison Park, o disponibilizando para o time feminino a partir da próxima temporada. A decisão de acabar com o tradicional estádio vinha gerando insatisfação por parte da torcida. Abaixo, o Lance! relembra grandes momentos do Goodison Park.
Inaugurado em 1892, o Goodison Park foi construído no mesmo ano em que foi disponibilizado para os fãs de futebol na Inglaterra, sendo um dos mais antigos de todo o país. Conhecido como Grand Old Lady (A Grande Velha Senhora), foi um estádio considerado revolucionário, uma vez que foi o primeiro a ter dois lances de arquibancadas, três lances em um dos lados e aquecimento do gramado.
Rei George V fez questão de visitá-lo, dando ao Goodison Park a honraria de ser o primeiro estádio inglês a receber um monarca. Em toda a história do futebol inglês, o Grand Old Lady é aquele que mais recebeu jogos de primeira divisão. O palco também recebeu cinco jogos na Copa do Mundo de 1966, incluindo uma das semifinais. O Brasil, inclusive, fez suas três primeiras partidas na casa do Everton, vencendo a Bulgária e Hungria, além de uma derrota para Portugal de Eusébio.
Outra curiosidade que é pouco conhecida mundo afora é a existência de uma igreja dentro da área do Goodison Park. A capela de São Lucas se encontra localizada no canto entre a arquibancada principal e o Gwladys Street End. Além de receber os populares, se tornou um dos palcos para os torcedores católicos do Everton.
A exemplo do rival Liverpool e outros clubes ingleses, o Everton também criou a tradição de colocar uma música em alto e bom som antes do início de suas partidas. Trata-se de uma das trilhas sonoras do filme “Z-Cars”, uma sinfonia tradicional inglesa. A expectativa é de que ela seja mantida no Everton Stadium, mas, sua origem, no Goodison Park, nunca será esquecida.