Ancelotti é o quarto treinador estrangeiro na Seleção Brasileira

Ancelotti é o quarto treinador estrangeiro na Seleção Brasileira

Ancelotti é o quarto treinador estrangeiro na Seleção Brasileira; veja histórico

Depois de uma longa espera, Carlo Ancelotti foi anunciado como novo treinador da Seleção Brasileira. Ao assumir o posto, o italiano se torna o quarto estrangeiro a comandar o Brasil, que já teve um uruguaio, um português e um argentino como técnicos.

 

A novela envolvendo a negociação com Ancelotti chegou ao fim. Nesta segunda-feira, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF), publicou o anuncio da contratação do ex-treinador do Real Madrid, que chega faltando cerca de um ano para a Copa do Mundo de 2026.

 

O uruguaio comandou o Brasil por um breve período de 19 dias durante a disputa do Sul-Americano de 1925 – o qual havia conquistado com seu país em 1917. Em solo brasileiro, comandou Fluminense (1919), Santos (1920), Flamengo (1921-1922) e Vasco (1922-1926) antes de vestir a Amarelinha. A sequência dos rivais, inclusive, gerou um caso inusitado.

Ancelotti é o quarto treinador estrangeiro a comandar a Seleção Brasileira

Isso porque, na década de 1920, o futebol brasileiro ainda não era profissinalizado. Como o Rubro-Negro jogava a primeira divisão do Campeonato Carioca e o Cruz-Maltino a segunda, houve uma intersecção de em 1922 em que Platero treinou os dois times. Mais tarde, quando o Vasco conquistou o acesso, precisou optar onde ficaria e escolheu o time da Colina.

 

O Sul-Americano de 1925 foi disputado em formato triangular, em dois turnos, entre Brasil, Argentina e Paraguai. Na estreia, a Seleção goleou o Paraguai por 5 a 2, mas sofreu uma dura derrota para a Argentina por 4 a 1. Depois, voltou a vencer os paraguaios e foi para a última partida podendo ser campeão. A equipe brasileira abriu 2 a 0, mas sofreu o empate e viu o título escapar para o território vizinho.

 

Nascido em Lisboa, Portugal, Jorge Gomes de Lima se formou na Escola de Educação Física do Estado de São Paulo na década de 1940 e foi na “terra da garoa” onde começou sua carreira. Primeiro treinou o São Paulo entre 1943 e 1947, período em que foi tricampeão Paulista. Depois, em 1949, assumiu o Corinthians.

Original Link

Deixe um comentário