O Atlético-MG definiu o seu primeiro alvo na janela de transferências que será aberta em junho. De acordo com o jornalista Guilherme Frossard, a diretoria do Galo iniciou conversas para contratar o volante Thiago Mendes, ex-jogador do São Paulo e que entrou no seu último mês de contrato com o Al Rayyan.
As negociações estão em estágio inicial, mas o técnico Cuca enxerga esta possibilidade de acerto como boa oportunidade de mercado sem custos elevados para reforçar o meio-campo, sendo este o principal setor que necessita de reforços para a sequência da temporada, conforme análise traçada pela comissão técnica.
Vale destacar que o São Paulo tentou o retorno de Thiago Mendes durante o mês de janeiro, mas o aspecto financeiro foi um fator determinante para o Tricolor interromper as negociações. Na época, o clube precisava fechar um acordo com o time comandado pelo técnico Artur Jorge (ex-Botafogo), pois o Tricolor buscava liberação imediata no início da temporada.
Thiago Mendes disputou 142 jogos com a camisa do São Paulo, marcando 11 gols e contribuindo com 11 assistências ao todo. Sua passagem foi encerrada em junho de 2017, quando o Tricolor vendeu os direitos do volante ao Lille por 9 milhões de euros (R$ 34 milhões). Após destacar-se no Lille, vestiu a camisa do Lyon por quatro temporadas antes de fechar com o Al-Rayyan em 2024.
Com duas janelas de transferências que serão abertas nas próximas semanas, o Atlético-MG definiu que adotará uma postura passiva no mercado, buscando contratações pontuais para setores que necessitem de maior carência, com no máximo três novos atletas se juntando ao atual elenco. Por enquanto, as prioridades consistem em dois meio-campistas e um atacante.
Além disso, o Galo não descarta a saída de jogadores para ter maior equilíbrio nos cofres de um dos clubes mais endividados do futebol brasileiro. O planejamento foi alinhado entre o diretor Victor Bagy e o técnico Cuca, que chegou à desabafar sobre a falta de investimento no elenco durante o mês de abril.