Atlético-MG realmente foi superior ao Fluminense? Veja os números!
Em um jogo com vários capítulos, o Atlético-MG venceu o Fluminense por 3 a 2 no último domingo (11), na reabertura da Arena MRV. Após o jogo, segundo apuração do 365Scores, o sentimento interno no Alvinegro é de que o time fez uma boa partida, mesmo com as vaias e protestos. Mas o que dizem as estatísticas?
Assim como disse o técnico Cuca na entrevista coletiva, o primeiro tempo foi muito truncado e com poucas chances. Isto é evidenciado nos gols esperados (xG) dos dois lados, de apenas 0.15. Entretanto, o número do Tricolor é fruto de apenas uma finalização, contra quatro dos donos da casa
Isso se deve porque os chutes do Atlético-MG foram duas vezes bloqueados e duas vezes muito distantes do gol, nenhuma delas com xG maior que 0.06. Enquanto isso, o único chute do Tricolor foi mais perigoso, de um atacante (Everaldo) e por cima do gol, já com a estatísticas 0.15.
E o segundo tempo do Atlético-MG?
Na segunda etapa, assim como disse o técnico Cuca também, o Galo melhorou e pressionou muito o adversário. Entretanto, boa parte da pressão veio nos 20 minutos finais, depois do gol sofrido e do início de etapa final ruim.
Até os 30 minutos do segundo tempo, o Atlético-MG tinha finalizado apenas três vezes, com chutes de Hulk e Cuello bloqueados (xG 0.04 e 0) e de Lyanco para fora (xG 0.01).
Do outro lado, o Fluminense já havia finalizado três vezes, em chances com pouco risco de gol, mesmo no tento marcado por Canobbio em um lance inesperado de falha de Lyanco.
Logo após as vaias e protestos de “time sem vergonha”, sim, o Atlético-MG foi muito superior. Foram sete finalizações (seis dentro da área) em 20 minutos e um xG de 2.19.

Mas afinal, o Atlético-MG jogou melhor?
De acordo com as estatísticas, o Galo fez sim um jogo bom e melhor que o do Fluminense. No entanto, grande parte disso se deve aos 20 minutos finais. Antes dos protestos da torcida, o Alvinegro fazia, sim, um jogo morno, assim como o adversário.
Então é verdade que os mineiros foram melhores em boa parte do confronto, exceto no início da segunda etapa. Porém, o domínio e a pressão vieram apenas nos 20 minutos finais, então a superioridade não foi tão grande Talvez o número de gols não tenha descrito o que foi o jogo. Melhor para quem assistiu que tenha sido assim.
Siga os jogos do Atlético-MG ao vivo com o 365Scores! Saiba as estatísticas, notícias, tabela de classificação, placar de futebol e muito mais!