Barcelona x Borussia Dortmund: Onde assistir, prévia, escalações prováveis e odds
O Barcelona recebe o Borussia Dortmund nesta quarta-feira, 9 de abril, no Estádio Olímpico de Montjuïc, para iniciar as quartas de final da Liga dos Campeões na condição de favorito.
Confira a tabela completa da Liga dos Campeões
Enquanto o seu adversário, o atual vice-campeão europeu, trocou de treinador em janeiro e aparece apenas no meio da tabela do Campeonato Alemão, o Barça está entre os melhores times da temporada e ainda pode conquistar todos os principais títulos.
Barcelona x Borussia Dortmund: informações da partida
Data: Quarta-feira, 9 de abril, 16h (horário de Brasília)
Local: Estádio Olímpico de Montjuïc, em Barcelona (Espanha)
Árbitro: Espen Eskas (NOR)
VAR: Dennis Higler (HOL)
Transmissão: Max e Flashscore (narração em áudio)
Odds: (BAR) 1.38 – (EMP) 5.00 – (DOR) 7.50
Notícias das equipes: Barcelona x Borussia Dortmund
Como Pep Guardiola e Luis Enrique, Hansi Flick pode conquistar a Trípice Coroa em sua primeira temporada no comando do Barcelona. Um gol de Ferran Torres eliminou o Atlético de Madrid e marcou uma final com o Real Madrid na Copa do Rei. No Campeonato Espanhol, os catalães não conseguiram aproveitar totalmente a derrota do seu grande rival para o Valencia, mas o empate com o Betis ainda ampliou a vantagem para quatro pontos.
Tendo a condição física monitorada desde os últimos jogos da Seleção Brasileira, Raphinha foi poupado e disputou apenas cerca de meia hora contra o Betis. Deve ser titular normalmente. Iñigo Martínez ficou fora deste jogo com uma “pequena lesão muscular”, mas deve estar disponível. Sem jogar desde 17 de agosto por lesões no tendão de Aquiles e musculares, Andreas Christensen ficou no banco de reservas. Dani Olmo ainda ficará duas semanas afastado por problemas no adutor da perna direita. Marc Casadó, Marc Bernal e Marc-André ter Stegen são desfalques de longo prazo e não devem retornar nesta temporada.
Provável escalação do Barcelona:
Wojciech Szczesny; Jules Koundé, Iñigo Martínez, Pau Cubarsí (Ronaldo Araújo) e Alejandro Baldé; Frenkie de Jong, Pedri, Lamine Yamal, Gavi (Ferran Torres) e Raphinha; Robert Lewandowski
Após receber a notícia de que um dos seus grandes ídolos, Mats Hummels, se aposentará ao fim da temporada, o Borussia Dortmund deu sinal de vida no Campeonato Alemão ao golear o Freiburg por 4 a 1 no Europa-Park Stadion, um das armadilhas mais perigosas da Bundesliga. Apesar de todas as dificuldades desta temporada, ainda está na briga por vaga em competições europeias, a cinco pontos do quarto lugar, com seis rodadas pela frente. O inglês Carney Chuckwuemeka foi o grande destaque, com um gol e uma assistência em seu primeiro jogo como titular do Dortmund desde que chegou do Chelsea por empréstimo.
A melhor notícia foi que Serhou Guirassy, artilheiro dos alemães nesta temporada, esteve em campo por meia hora contra o Freiburg e acresentou mais um gol à sua coleção, depois de perder a partida anterior, contra o Mainz, por problemas musculares. Sem jogar desde o fim de janeiro, Felix Nmecha também retornou. Marcel Sabitzer machucou o joelho em meados de março e deve ficar um longo tempo afastado. Pascal Gross será desfalque por suspensão, e Niklas Süle é dúvida.
Provável escalação do Borussia Dortmund:
Gregor Kobel; Ramy Bensebaini, Nico Schlotterbeck, Emre Can e Julian Ryerson; Felix Nmecha, Carney Chuckwuemeka, Karim Adeyemi, Julian Brandt e Max Beier; Serhou Guirassy
Onde assistir pela TV ao vivo ou transmissão online?
A partida será transmitida para o Brasil com exclusividade pelo serviço de streaming Max.
Streaming: Max
Estatísticas de Barcelona e Borussia Dortmund
O retrospecto não ajuda a melhorar as chances do Borussia Dortmund: não ganhou nenhum dos cinco encontros anteriores com o Barcelona por competições europeias, com três derrotas e dois empates. O mais recente foi ainda nesta temporada, pela fase da liga, quando Serhou Guirassy empatou duas vezes para os alemães, antes de Ferran Torres arrancar a vitória por 3 a 2 com seu segundo gol na partida.
A situação piora porque o Barcelona é comandado por Hansi-Flick que, como muitos ex-treinadores do Bayern de Munique, tem um retrospecto positivo no confronto direto. Mas o que torna o desempenho de Flick especial é que ele venceu todas as seis partidas que disputou contra o Dortmund (cinco pelos bávaros, uma pelo Barça), com 18 gols feitos. Em apenas um desses duelos (0 x 1 em maio de 2020) marcou menos de três vezes.
O brasileiro Raphinha esteve diretamente envolvido em 16 gols do Barcelona nesta temporada da Liga dos Campeões, marcando 11 e dando cinco assistências. Apenas Lionel Messi, em 2011/12, tem uma marca melhor (19) em uma única edição pelos catalães.
No lado do Dortmund, o garoto Jamie Gittens é o jogador sub-21 com mais gols marcados na atual temporada da Champions (4). Seria uma notícia melhor se ele não tivesse caído de rendimento depois da virada do ano. Marcou apenas duas vezes em 2025 e foi reserva em cinco das últimas seis rodadas da Bundesliga. Pelo menos, balançou as redes contra o Freiburg, seu primeiro gol desde 14 de janeiro.
Odds para Barcelona e Borussia Dortmund
Pelas odds da Bet365, o Barcelona é o maior favorito no jogo de ida das quartas de final da Liga dos Campeões. A vitória em casa está pagando apenas 1.38, medindo tanto a ótima temporada dos catalães, quanto a instabilidade do Borussia Dortmund. O empate está cotado em 5.00, com 7.50 para a vitória dos visitantes. A aposta na classificação do Barça ao longo das duas partidas está pagando ainda menos: 1.25.
A expectativa é de gols no Estádio Olímpico de Montjuïc com a linha em 3.0/3.5 no mercado asiático. Mais de 2,5 gols está pagando 1.44, e menos, 2.75. Com contribuições diretas em todos os jogos – menos dois – da campanha do Barcelona até agora, para Raphinha marcar ou dar assistência a odd está em 1.44. Um gol do artilheiro Lewandowski, com 38 em 44 partidas por todas as competições até agora, aparece cotado em 1.90.
O Barcelona joga em casa, está em boa fase e tem um técnico que construiu um histórico de marcar pelo menos três vezes quase sempre que enfrenta o Borussia Dortmund. Mais de 2,5 gols dos anfitriões pagam 2.00.