Confira os números e curiosidades dos jogos da 8ª rodada do Brasileirão

Confira os números e curiosidades dos jogos da 8ª rodada do Brasileirão

Confira os números e curiosidades dos jogos da 8ª rodada do Brasileirão

Flashscore/Opta
Tem Choque-Rei e muito tabu na rodadaPaulo Pinto / São Paulo FC
Sabia que o Mirassol é o único time da Série A até aqui a não escalar um jogador estrangeiro? E que Rogério Ceni perdeu todas as partidas como treinador contra o Flamengo?

Já o Timão vai enfrentar um time que nunca conseguiu batê-lo na história, enquanto o São Paulo tenta quebrar um jejum contra o Palmeiras.

Veja a classificação atualizada do Brasileirão

Confira a seguir as principais estatísticas de todas as partidas da 8ª rodada da Série A:

Fortaleza x Juventude

Fortaleza recebe o Juventude na abertura da rodada
Fortaleza recebe o Juventude na abertura da rodadaFlashscore

• O Fortaleza pontuou em 11 dos 12 confrontos com o Juventude em Brasileirões (6V, 5E, 1D), incluindo os últimos oito (4V, 4E). Em casa, o Leão venceu cinco dos seis jogos contra o Ju na competição (1E).

• Antes da derrota para o Palmeiras em sua última partida em casa (1×2), o Fortaleza vinha de 24 jogos invicto como mandante no torneio (16V, 8E).

• O Juventude sofreu 15 gols em sete partidas na Série A 2025 (média de 2,1 por jogo, a pior do campeonato). Somente em 2003 o Ju levou mais gols nos sete compromissos iniciais de uma campanha de pontos corridos na elite (16).

• Das 120 finalizações feitas contra o Juventude no atual campeonato, 48 foram bloqueadas pelos jogadores do Papo (40%), a maior proporção de bloqueios da competição.

• Considerando Brasileirão e Libertadores em 2025, o Fortaleza vem de sua melhor atuação em termos de chances criadas segundo o modelo de gols esperados da Opta: o Leão gerou 2,4 xG contra o Colo-Colo na última terça-feira.

Mirassol x Corinthians

Mirassol e Corinthians fazem duelo no interior paulista
Mirassol e Corinthians fazem duelo no interior paulistaFlashscore

• O Corinthians nunca perdeu para o Mirassol: em 14 jogos, todos pelo Paulistão, são 10 triunfos alvinegros e quatro empates. O Timão venceu os últimos cinco duelos contra o Leão por um placar agregado de 9×1.

• A última vitória do Corinthians como visitante contra um adversário paulista em um Brasileirão foi sobre o Santos em junho de 2023 (2×0). Desde então, o Timão não pontuou nesses confrontos (6D).

• O Mirassol foi vazado em todos os jogos da Série A 2025 até o momento – apenas o Vitória também sofreu gol em todas as partidas. Em 2024, o Leão teve a quarta melhor defesa da história dos pontos corridos da Série B (26 gols sofridos em 38 partidas).

• O Corinthians é o time que menos depende de bola parada até o momento no Brasileirão. Apenas 10% dos seus gols saíram dessa forma (1 de 10): o único tento foi de pênalti, cobrado por Yuri Alberto contra o Internacional na última rodada. O Mirassol, por outro lado, lidera a lista de gols originados em bola parada: foram cinco, mesmo número de Inter, Flamengo e Atlético Mineiro.

• O Mirassol é o único time que ainda não utilizou um jogador estrangeiro na Série A 2025. O Corinthians, por outro lado, já colocou em campo oito atletas de outras nacionalidades – incluindo o ítalo-brasileiro Igor Coronado.

Grêmio x Red Bull Bragantino

Bragantino, em boa fase, visita o Grêmio na Arena
Bragantino, em boa fase, visita o Grêmio na ArenaFlashscore

• O Red Bull Bragantino vem de quatro jogos de invencibilidade contra o Grêmio em Brasileirão Série A (2V, 2E), a maior série sem derrota do time de Bragança Paulista contra o Imortal na história da Série A.

Mano Menezes pontuou em sete dos últimos oito jogos que comandou no Brasileiro: dois pelo Grêmio (1V, 1E) e cinco pelo Fluminense (2V, 3E, 1D). Suas equipes não foram vazadas em metade dessas partidas (4).

• O Red Bull Bragantino vem de cinco vitórias seguidas no Brasileirão Série A, a maior série de triunfos da história do clube no torneio.

Gustavo Cuéllar estreou como titular pelo Grêmio na Série A 2025 na última rodada e já liderou o time em desarmes diante do Santos (4). Em suas quatro temporadas anteriores na competição, ele sempre teve médias superiores a três desarmes por cada 90 minutos jogados.

• O Red Bull Bragantino é o time que mais esteve em vantagem no placar neste Brasileirão, estando à frente no marcador em 45% do tempo de jogo disputado na competição. Em comparação, o Grêmio esteve vencendo em 25% dos minutos jogados.

Vitória x Vasco

Vitória recebe Vasco para igualar número de triunfos do Cruz-Maltino
Vitória recebe Vasco para igualar número de triunfos do Cruz-MaltinoFlashscore

O Vitória foi um dos dois times contra os quais o Vasco conseguiu seis pontos no Brasileirão Série A 2024, ao lado do Cuiabá. Se voltar a bater o Leão, o Cruzmaltino emendará três vitórias seguidas contra esse adversário pela primeira vez desde 1978 – 1981 (4V) na Primeira Divisão.

O Vitória fez gol em cada um dos seus últimos nove jogos em casa na Série A (12 gols no total, 5V, 2E, 2D). O último time a sair do Barradão sem ser vazado nessa competição foi justamente o Vasco: triunfo por 1×0 em setembro de 2024.

O Vasco tem sete pontos em sete jogos no torneio (2V, 1E, 4D), campanha melhor do que três dos últimos quatro inícios do Cruz-Maltino na primeira divisão, superando 2024 (6 pontos), 2023 (6 pontos) e 2019 (3 pontos).

Nas últimas três partidas do Vitória na temporada, Carlinhos foi o jogador que mais finalizou (8, mesmo número de Wellington Rato) e marcou (1 gol, mesmo número de Edu), apesar de ter jogado apenas 123 dos 270 minutos possíveis.

O Vasco completou 94% dos passes que tentou em seu próprio campo na última rodada contra o Palmeiras, sua melhor precisão nessa estatística em uma partida do Brasileirão.

Flamengo x Bahia

Flamengo e Bahia fecham os jogos de sábado da Série A
Flamengo e Bahia fecham os jogos de sábado da Série AFlashscore

O Flamengo vem de nove vitórias seguidas contra o Bahia na Série A, série que se iniciou no segundo turno de 2019. Se voltar a bater o Esquadrão, empatará o recorde de triunfos consecutivos sobre um mesmo adversário na história do campeonato (10V seguidas do Cruzeiro sobre o Goiás entre 2009 e 2019).

O Flamengo venceu seus últimos dois jogos em casa por um placar agregado de 10 a 0 (4×0 sobre o Corinthians, 6×0 sobre o Juventude). Só um time superou essa quantidade de gols somando todas as sete rodadas iniciais do campeonato (Mirassol, com 11 gols).

O Bahia vem de três triunfos seguidos na Série A. O Esquadrão não ganha quatro consecutivas no torneio desde 1991, quando bateu Náutico, Cruzeiro, Santos e Sport em sequência.

O Flamengo criou para marcar 12 gols na Série A 2025 de acordo com o modelo de gols esperados (xG) da Opta, permitindo apenas 3 gols esperados aos oponentes. A diferença positiva de 9 xG é a maior da competição, com vantagem de 4 xG para o mais próximo concorrente (+5 xG do Palmeiras).

Flamengo e Bahia são os dois times que mais criaram ataques construídos neste Brasileiro até o momento: 33 e 24, respectivamente. Eles já estiveram entre os três líderes desse quesito na edição 2024 da competição (100 para o Bahia, 93 para o Fla).

Como treinador, o tricolor Rogério Ceni jamais venceu o Flamengo, seu ex-time, na carreira. São 15 jogos e 15 derrotas até aqui.

Sport x Cruzeiro

Sport é o único time que ainda não venceu no Brasileirão
Sport é o único time que ainda não venceu no BrasileirãoFlashscore

O Cruzeiro pontuou em suas últimas cinco visitas ao Sport pela Série A: uma vitória e quatro empates, incluindo três por 0x0. No entanto, o Leão venceu a Raposa na ocasião mais recente em que se encontraram na Série B: 3×1 em 2022.

O Sport tem dois pontos em sete jogos (2E, 5D). As últimas quatro edições da Série A também tiveram uma equipe com dois pontos após sete partidas: duas delas acabaram em rebaixamento (Grêmio em 2021, Coritiba em 2023) e outras duas em recuperação (Fortaleza em 2022 e Vitória em 2024).

Com 13 pontos em sete jogos, o Cruzeiro faz campanha idêntica ao ano passado no Brasileirão (4V 1E 2D). Em 2024, a Raposa empatou sua oitava partida, que também foi fora de casa (0x0 contra o Vasco).

De acordo com o modelo de gols esperados (xG) da Opta, o Sport é tanto o time que menos criou (5,45 xG) como o que mais permitiu chances aos adversários (11,9 xG) na Série A 2025.

 Gabriel Barbosa, do Cruzeiro, tem três gols contra o Sport na história do campeonato (dois pelo Santos e um pelo Flamengo). Um deles, em 2016, teve assistência justamente de Lucas Lima, líder do Leão em passes para gol na atual edição da competição (2).

Atlético-MG x Fluminense

Galo quer engatar segunda vitória seguida na Série A
Galo quer engatar segunda vitória seguida na Série AFlashscore

O Atlético Mineiro pontuou em 32 das 37 vezes que recebeu o Fluminense em um Brasileiro (21V, 11E, 5D). No entanto, o Tricolor venceu em sua última visita ao Galo na competição e buscará triunfos consecutivos nessas condições pela primeira vez na história.

O Atlético Mineiro vem de vitória sobre o Juventude na Série A (1×0). O Galo não ganha partidas seguidas na competição desde julho do ano passado, quando bateu Vasco e Corinthians como mandante.

O Fluminense tem apenas um gol de saldo na competição (8 a favor, 7 contra). Entre as equipes com um ou menos gols de saldo, o Tricolor é quem fez mais pontos (13).

Cinco dos sete gols do Atlético Mineiro no Brasileirão saíram de bola parada. O Galo é tanto o time que mais fez gols dessa maneira na competição (empatado com Internacional, Mirassol e Flamengo) como o que mais depende dos tentos de bola parada (isolado com 71%).

O Fluminense já fez três gols nos acréscimos do segundo tempo nesta Série A 2025, todos eles para desempatar o jogo e garantir a vitória. Desde pelo menos 2013, nenhuma equipe fez tantos gols decisivos após os 45 minutos da etapa final nas sete rodadas iniciais.

Palmeiras x São Paulo

Palmeiras e São Paulo fazem o clássico da rodada
Palmeiras e São Paulo fazem o clássico da rodadaFlashscore

O Palmeiras exibe sete jogos de invencibilidade contra o São Paulo em tempo regulamentar, contando todas as competições (3V, 4E). Essa sequência inclui a goleada por 5×0 no Brasileirão 2023, a maior da história do Choque-Rei no Brasileirão.

O Palmeiras não perde há seis jogos para o São Paulo na Série A (4V, 2E), somando um placar agregado de 11×2 nesse período. O último triunfo do São Paulo, no entanto, foi como visitante: 2×0 no Allianz Parque em novembro de 2021.

O São Paulo é o único time que continua invicto no Brasileiro (1V, 6E). Esta é apenas a segunda vez que o Tricolor não perde nas sete primeiras partidas de uma edição de pontos corridos, feito que conseguiu também em 2018 sob comando de Diego Aguirre (3V, 4E).

O Palmeiras faz sua segunda melhor campanha após sete partidas na história dos pontos corridos (16 pontos, 5V, 1E, 1D). A única vez que superou esse início foi em 2019, quando tinha 19 pontos (6V 1E), ainda sob comando de Felipão.

Palmeiras (3 minutos e 60 segundos) e São Paulo (40 minutos e 9 segundos) são dois dos três times que menos estiveram atrás no placar no Brasileirão. Entre eles está o Ceará, que ficou em desvantagem por apenas 33 minutos e 28 segundos.

Botafogo x Internacional

Bota e Inter fazem duelo de times que estão na Libertadores
Bota e Inter fazem duelo de times que estão na LibertadoresFlashscore

O último encontro entre Botafogo e Internacional foi na penúltima rodada da última edição do Brasileirão, quando o Glorioso venceu por 1×0 como visitante, apenas quatro dias depois da final da Libertadores – os cariocas foram campeões das duas competições. Naquela oportunidade, o Fogão se tornou o único time a vencer um jogo da Série A 2024 com menos de cinco finalizações (2).

O Botafogo venceu o Internacional em turno e returno no Brasileirão 2024. O Glorioso busca emendar três triunfos consecutivos sobre o Colorado na 1ª divisão pela primeira vez na história.

O Botafogo está invicto em casa nesta Série A há 12 partidas (7V 5E). O Fogão não ultrapassa essa marca na competição desde 2013 – 2014, quando teve uma sequência de 14 jogos sem perder como mandante (9V 5E).

O Internacional é o time que mais realizou recuperações de posse nos 40 metros mais próximos do gol adversário no Brasileirão 2025: foram 61 recuperações altas, com uma delas terminando em gol. O Colorado também liderou essa estatística na edição 2024 (320).

 Cuiabano ganha, em média, 5,5 duelos individuais por cada 90 minutos disputados em 2025 (excluindo o Campeonato Carioca). Apenas Igor Jesus (7,2) e Gregore (7,1) o superam dentro do Botafogo nesse quesito na temporada entre os atletas utilizados por pelo menos 270 minutos.

Santos x Ceará

Santos e Ceará fecham a 8ª rodada da Série A
Santos e Ceará fecham a 8ª rodada da Série AFlashscore

O Santos venceu os dois jogos contra o Ceará na Série B 2024 pelo placar de 1×0. No entanto, na Série A, o Vozão vem de três partidas sem perder para o Peixe (1V, 2E).

O Santos ainda não perdeu em casa para adversários de fora de São Paulo na temporada 2025, contando todas as competições (1V, 2E).

Embora faça a segunda melhor campanha de sua história na era dos pontos corridos do após sete partidas (11 pontos, 3V, 2E, 2D), o Ceará somou apenas um ponto como visitante na competição (1E, 2D).

Guilherme, do Santos, já finalizou quatro vezes após tabelar com um companheiro no Brasileirão 2025, a maior marca da competição nesse quesito.

Vice-líder de assistências em sete rodadas com três passes para gol, Lucas Mugni (Ceará) deu duas de suas assistências em cobranças de escanteio para gols de cabeça de Marllon.

Link Original

Deixe um comentário