Conheça Yan Matheus, aposta contra time de Cristiano Ronaldo na Champions Asiática
Yan Matheus, de 26 anos, é mais um nome que ganhou a vida no futebol internacional, mas que não está no imaginário do torcedor brasileiro por conta da rápida passagem nos gramados locais. Consolidado no outro lado do globo, o jogador destaca-se em território japonês com a camisa do Yokohama Marinos, clube que ingressou no City Group em 2014.
O próximo compromisso de Yan em campo é contra o Al-Nassr, equipe de Cristiano Ronaldo, pelas quartas de final da Champions League da Ásia. Em entrevista ao Lance!, o brasileiro falou do momento atual do clube na temporada e a importância da competição continental desta edição.
Ao lado do brasileiro Anderson Lopes, artilheiro da Champions com nove gols, Yan é um dos destaques individuais do Tricolor japonês no torneio. São quatro gols e três assistências nesta edição, com participação como titular em todas as nove exibições da equipe. O último tento ocorreu no jogo de volta das oitavas, em duelo contra o Shanghai Port, que terminou em 4 a 1 para o Yokohoma.
Leão fora do país, evidencia-se que um gatinho poderia ser o animal que simboliza a temporada do clube neste ano novo japonês. O time de Yan amarga a lanterna na liga nacional, com oito pontos em 12 rodadas; somente uma vitória. A equipe passou por recente troca de comando técnico, com a saída de Steve Holland, antigo assistente de Gareth Southgate na seleção inglesa, que foi demitido em 18 de abril de 2025. O atual interino é o australiano Patrick Kisnorbo.
— Estamos vivendo momentos de dificuldade no Campeonato Japonês, a equipe não está se encaixando. Teve a troca de treinador recentemente, estamos com um técnico interino no momento. Mas todo o grupo está fechado, sabemos que temos que virar a chave, até porque na Champions League as coisas têm acontecido de uma boa forma, temos conseguido vencer os jogos. Agora vai ser importante essa mudança de chave: entender que é uma competição diferente, que podemos conquistar grandes coisas, e depois voltar a pensar na J-League e na situação que estamos — explicou Yan.
Natural de Alagoinhas-BA, Yan começou a carreira no Vitória aos 17 anos e chegou a base do Palmeiras em 2017, para reforçar o time Sub-20. Pela Academia, dominou a categoria no ano seguinte, sendo titular nas conquistas do Paulistão e do Brasileiro.