Conmebol anuncia mudanças de regras na Libertadores e Sul-Americana
A Conmebol anunciou na terça-feira (2) as novas regras que serão implementadas a partir das edições deste ano da Libertadores e da Sul-Americana. A maior entidade de futebol da América do Sul irá adotar as novas medidas determinadas pela International Football Association Board (IFAB).
Assim como no futebol brasileiro, os goleiros têm um limite para ficar com a posse da bola em mãos. A partir de agora, serão contados oito segundos para a reposição de jogo e, caso esse tempo se expire, o adversário terá um escanteio ao seu favor. O árbitro vai sinalizar a contagem dos cinco segundos finais com a mão a partir do momento que a bola esteja totalmente controlada pelo goleiro.
Além disso, repetindo a regra já utilizada em campeonatos europeus, a Conmebol determinou que apenas os capitães dos times poderão falar com os árbitros.
— Se, quando o jogo foi interrompido:
— Se, sem a intenção de interferir injustamente no jogo, um membro da equipe técnica, um substituto, um jogador substituído ou expulso, ou um jogador que está temporariamente fora do campo de jogo (lesão, ajuste de equipamento etc.) toca a bola enquanto ela ainda está em jogo, mas quando está claramente saindo do campo de jogo, isso é penalizado com um tiro livre indireto; não há sanção disciplinar.