Copa da Inglaterra se transforma em trunfo para clubes fora do Big Six
A Copa da Inglaterra tomará conta do final de semana no futebol do país. Com dois jogos no sábado (29) e dois jogos no domingo (30), a competição tomará o espaço da tradicional rodada de Premier League com quatro partidas que garantirão aos vencedores uma vaga nas semifinais.
Ao olhar para os oito sobreviventes, é possível perceber um padrão que se tornou cada vez mais comum nos últimos anos do ludopédio local. Sete dos oito não fazem parte do “Big Six”, o grupo dos seis clubes mais poderosos da Inglaterra.
Dos componentes do sexteto, apenas o Manchester City de Pep Guardiola não foi nocauteado por um adversário nos rounds anteriores, e segue firme em busca da conquista, mesmo diante de uma fase questionável nos últimos meses. Chelsea, Manchester United, Arsenal, Liverpool e Tottenham já foram derrubados e estão mais na disputa.
❌ Veja as eliminações dos gigantes na Copa da Inglaterra de 2024-25
⚽ Arsenal 1(3)x(5)1 Manchester United – 3ª rodada
⚽ Brighton 2×1 Chelsea – 4ª rodada
⚽ Plymouth Argyle 1×0 Liverpool – 4ª rodada
⚽ Aston Villa 2×1 Tottenham – 4ª rodada
⚽ Manchester United 1(3)x(4)1 Fulham – 5ª rodada
A tendência tem se repetido cada vez mais nos últimos anos. Os clubes menores ganharam espaço nas competições de mata-mata, conhecidas já por oferecer um nível maior de aleatoriedade nos resultados, e passaram a protagonizar cada vez mais os embates e oferecer zebras dentro da EFL Cup e da FA Cup.
As razões que facilitam os resultados estão relacionadas principalmente ao calendário: clubes de maior porte, ao lidar com uma temporada cheia de compromissos a nível nacional e continental, optam por oportunizar reservas e atletas da base em partidas copeiras, o que equilibra os confrontos e permite os placares surpreendentes.