Copa do Mundo de 2030 está sob suspeita de manipulação

Copa do Mundo de 2030 está sob suspeita de manipulação

Copa do Mundo de 2030 está sob suspeita de manipulação, diz jornal

A Copa do Mundo de 2030 pode ter passado por uma manipulação no último ano. Segundo o jornal “El Mundo”, a Real Federação Espanhola de Futebol (RFEF) supostamente alterou alguns documentos para incluir a cidade de San Sebastián entre as sedes.

 

A situação aconteceu em junho de 2024. Mandatários responsáveis pela candidatura conjunta de Espanha, Portugal e Marrocos se reuniram para decidir as sedes da competição. Através de uma planilha, os responsáveis traçaram um ranking de pontuações, onde o Balaídos, estádio do Celta de Vigo, aparecia em 11º, justamente o número de estádios disponibilizados para o país, com o Anoeta, da Real Sociedad, logo abaixo.

 

Dois dias depois, a equipe de avaliação mexeu na planilha e fez alterações, o que levou ao aumento pontuação do Anoeta e, consequentemente, à ultrapassagem sobre a arena localizada na Galícia. Rafael Louzán, então vice-presidente – subiu à cadeira principal meses depois – da RFEF, tinha o desejo de incluir Vigo entre as sedes, mas foi informado dos critérios por María Tato, integrante da Área Internacional da entidade, um dia após a reunião inicial.

Troféu da Copa do Mundo

Abel Caballero, prefeito de Vigo, entrou em ação para solicitar que os critérios e as notas se tornassem públicos, e denominou o órgão máximo do futebol espanhol como “obscurantista”. Louzán, porém, foi no caminho contrário, e afirmou que a instituição responsável pela decisão dos estádios que receberão a Copa do Mundo de 2030 “não é uma administração pública obrigada a fornecer tais dados”.

 

➡️ Raphinha declara guerra entre Brasil e Argentina: ‘Porrada neles’

 

Em determinado momento, analisou-se internamente a possibilidade de ampliar o número de arenas da Espanha para 13. Porém, como o regulamento da Fifa limita o total de casas de um Mundial a 20, as federações portuguesa e marroquina vetaram a ampliação, a fim de evitar problemas com a entidade responsável pela competição, mantendo os 11 iniciais.

Original Link

Deixe um comentário