Corinthians repete erros e se aproxima de vexame na Libertadores
O Corinthians perdeu para o Barcelona de Guayaquil por 3 a 0 e está perto de ser eliminado ainda na Pré-Libertadores. A equipe terminou o último Campeonato Brasileiro em alta, com nove vitórias consecutivas, mas o começo da temporada é marcada por erros defensivos que podem custar os planos do Timão.
— Se a torcida quiser e jornalistas quiserem, eu soluciono em 20 segundos. Eu só me defendo. Mas estamos em um clube que, da metade do campo em diante, temos que jogar, temos que atacar. E temos jogadores com características para isso.
Ramón Díaz, depois do duelo contra o Universidad Central, afirmou que poderia resolver os problemas defensivos do Corinthians em menos de 30 segundos, mas 16 partidas da temporada ainda não foram suficientes. O Timão foi vazado 19 vezes e sofre para acertar o setor.
Contra o Barcelona, o treinador apostou em uma linha de três zagueiros com João Pedro Tchoca, Gustavo Henrique e Félix Torres, uma formação inédita na temporada. Durante o confronto chegou a mudar a formação, colocando Carrilo no lugar do jovem, que cometeu um pênalti no final do primeiro tempo.
O clube terminou o ano com um 4-3-1-2 sólido, mas neste ano, Ramón Díaz ainda não conseguiu definir uma escalação e o mesmo time que liderou a tabela geral do Paulistão sofre para desempenhar em grandes partidas.
Contra o Flamengo, na Copa do Brasil, o treinador foi criticado pela postura do Timão, que, com um jogador a mais por quase toda a partida, não conseguiu marcar um gol na Neo Química Arena e foi eliminado. Na Sul-Americana, a equipe sofreu um ‘apagão’ e levou dois gols do Racing, em Avellaneda, o que permitiu a virada dos argentinos, que venceram por 2 a 1 e eliminaram o Corinthians da decisão.