Cruzeiro anuncia rescisão de contrato com atacante Dudu
O Cruzeiro anunciou, na tarde desta sexta-feira (2), que chegou a um acordo com o atacante Dudu para a rescisão do contrato que venceria no fim da temporada 2027. Em reunião pela manhã, o empresário do jogador, André Cury, e a diretoria do Cruzeiro acertaram novo valor da multa rescisória. A quantia não foi divulgada, mas, segundo o jornalista Samuel Venâncio, será de R$ 15 milhões, a serem pagos parceladamente.
Com a rescisão, Dudu, de 33 anos, estará livre no mercado para acertar com outro clube, do Brasil ou do exterior. Atlético-MG, Botafogo e Grêmio estão acompanhando o caso e podem fazer proposta pelo atacante. Dudu, no entanto, somente poderá atuar por uma nova equipe a partir de 2 de junho, quando abre a janela de transferência da Fifa visando o Mundial de Clubes.
Como Dudu atuou em apenas cinco partidas pelo Cruzeiro no Campeonato Brasileiro, o jogador poderá ser inscrito para o restante da competição por outro clube. O mesmo ocorre em relação à Copa do Brasil, já que o atacante não participou da vitória por 2 a 0 sobre o Vila Nova-GO, quinta-feira (1º). Na Copa Libertadores e Sul-Americana, Dudu poderá ser inscrito a partir das oitavas de final.
O desacordo de Dudu com o Cruzeiro veio à tona com a entrevista do jogador após a derrota por 2 a 1 para o Palestino, em Coquimbo, no Chile, pela Sul-Americana, quando ele se queixou de ter perdido a vaga no time titular, a partir do jogo contra o São Paulo, pela terceira rodada do Brasileirão, em 13 de abril.
➡️Leonardo Jardim destaca força coletiva do Cruzeiro
O técnico Leonardo Jardim, no entanto, afirmou que o problema com o jogador não foi causado pela entrevista e sim por ser comportamento dentro do grupo. No sábado (26), Dudu foi afastado da equipe para o jogo contra o Vasco, em Uberlândia, e depois proibido de treinar na Toca da Raposa, decisão que foi revogada no dia seguinte.