Dandismo Negro: estilo de Castillo faz parte de movimento inglês

Dandismo Negro: estilo de Castillo faz parte de movimento inglês

Estilo de técnico do Barcelona de Guayaquil faz parte de ‘Dandismo Negro’; entenda

O Barcelona conquistou a classificação para a fase de grupos ao vencer o Corinthians na quarta-feira (12). Além do destaque dentro de campo, outro fator chamou atenção dos fãs de futebol: o estilo de Segundo Castillo, técnico do clube equatoriano.

 

Muitos não sabem, mas o traje elegante e o estilo impecável de alfaiataria usado por Castillo são grandes exemplos do movimento originado na Inglaterra, no século XVII, chamado de “Dandismo Negro”.

 

➡️ Corinthians vence o Barcelona-EQU, mas é eliminado na Pré-Libertadores

segundo-castillo-barcelona

Tema do Met Gala de 2025, que terá como anfitriões o piloto Lewis Hamilton e o astro do basquete LeBron James, o Dandismo Negro é um movimento que se caracteriza por uma elegância e sofisticação refinada, adotado por homens negros. O estilo foi uma forma de resistência, reinvenção e afirmação da população negra.

 

No século XVIII, os negros escravizados libertos adotaram a moda aristocrática europeia para se afirmar socialmente. Anos depois, em 1934, a autora Zora Neale Hurston cunhou o termo “dândi negro”, destacando a atitude como um símbolo de estilo e autoexpressão.

 

A alfaiataria tem a ver com o conceito de dândi negro, que surge entre ex-escravizados, que decidem usar a moda e a alta costura para afirmar suas identidades. Ao longo da história, a figura do dândi negro surge como um modelo libertário para a diáspora africana.

Original Link

Deixe um comentário