Daniel Alves recupera passaportes e pode voltar ao Brasil
Daniel Alves está liberado para voltar ao Brasil. Uma semana após ser absolvido da condenação por agressão sexual pela Justiça espanhola, o ex-jogador esteve na Audiência de Barcelona, nesta sexta-feira (4), para retirar os passaportes brasileiros e espanhol está autorizado a deixar o país.
Durante um ano, Daniel Alves esteve semanalmente na Audiência para assinar uma ata de presença, mostrando que não havia deixado a Espanha como foragido. Os passaportes estavam retidos com a Justiça por “risco de fuga”, um dos pontos sustentados pela acusação para mantê-lo em prisão provisória entre janeiro de 2023 e março do ano passado.
Ele esteve ao tribunal para trâmites administrativos e recuperou seus passaportes, retidos desde que ele foi preso pela primeira vez, em 2023. Agora, o ex-jogador poderá voltar ao Brasil, onde não pisa desde 2022, antes da Copa do Mundo do Catar.
Relembre o caso
➡️ Caso Daniel Alves gera crise no Governo da Espanha; vice-presidente se retrata
Daniel Alves foi acusado por uma mulher de abuso sexual. O episódio aconteceu em uma boate em Barcelona, em dezembro de 2022. A Câmara de Apelações do Tribunal de Justiça da Catalunha absolveu o ex-jogador ao concluir que o depoimento da jovem foi insuficiente para contrariar a presunção de inocência.
O atleta, detido no início das investigações, ficou preso por um ano e dois meses, mas pagou uma fiança de um milhão de euros (mais de R$ 6 milhões na cotação atual) e ganhou o direito de responder em liberdade condicional, ainda que não pudesse viajar para outros países.