De frente com o ex: Gabigol reencontra o Flamengo
Em um bom momento dentro de campo, o Cruzeiro irá enfrentar o Flamengo pela sétima rodada do Campeonato Brasileiro no próximo domingo (4). A partida no Mineirão marcará o primeiro reencontro entre Gabigol e o Rubro-Negro, clube onde se tornou ídolo.
Após a vitória da Raposa contra o Vila Nova, em que o atacante participou de um dos gols do 2 a 0, o atleta ressaltou o carinho pelo rival.
“Vai ser um reencontro muito maneiro. Todos sabem do meu carinho e do meu amor pelo Flamengo, isso eu não vou esconder. É um time que está no meu coração. Espero que seja um encontro legal. E que o Cruzeiro vença”, disse Gabigol em entrevista ao “Sportv”.
Despedida de Gabigol do Flamengo
Ainda que tenha se tornado ídolo nos seis anos que passou na equipe carioca, o atacante não teve um fim tranquilo no Rio de Janeiro. Depois de empilhar títulos, o jogador viveu um último ano conturbado com debates públicos com a diretoria e uma polêmica envolvendo uma acusação por tentativa de fraude em exame anti-doping.
Em um de seus últimos jogos com o uniforme rubro-negro, em Belo Horizonte, Gabigol distribuiu críticas depois do título da Copa do Brasil, conquistado sobre o Atlético-MG, na Arena MRV.
“Foi um ano conturbado para mim individualmente, (houve a) questão do doping, depois um treinador que não me respeitava como jogador. Durante esses momentos, nunca tentei externar isso de alguma forma, mas foi período horrível para mim. Mas sempre trabalhei, sempre busquei melhorar. Sempre tentei mostrar para ele que eu poderia ajudar de alguma forma”.
Depois do episódio, o atleta foi afastado por dois jogos. O então vice-presidente de futebol do Flamengo, Marcos Braz, afirmou que o jogador chegou a ser afastado por “um ou dois fatos” no vestiário.
“A gente não precisa externar nem qualificar o episódio. O que posso falar é que a gente está há seis anos na vice-presidência de futebol e sempre administrando não só situações do Gabriel, mas de outros jogadores também. A gente sempre fez com a mesma métrica. Quando a gente achava que o clube deveria se posicionar, a gente chegou e sempre fez isso de maneira pontual”, afirmou o dirigente.
A despedida oficial de Gabigol do Flamengo aconteceu no início de dezembro de 2024, após o empate em 2 a 2 contra o Vitória, na última rodada do Campeonato Brasileiro.
“Acho que foi uma passagem histórica. Cheguei aqui um menino, e acho que hoje é o dia em que me torno imortal. Daqui a pouco vou ter 30 anos, 35, 40, 90, não vou mais estar na Terra, mas o meu nome vai estar aqui para sempre. Então acho que hoje encerra-se um ciclo, hoje eu virei uma lenda”, disse Gabigol na saída do campo.
Números de Gabigol pelo Flamengo
- 305 jogos
- 160 gols
- 44 assistências
- 13 títulos
Números de Gabigol contra o Flamengo
Em sua carreira, Gabriel Barbosa enfrentou o Rubro-Negro apenas sete vezes: perdeu duas, venceu uma e empatou quatro. Nesses confrontos, fez apenas um gol, em sua segunda passagem pelo Santos, no empate em 1 a 1 pela 15ª rodada o Campeonato Brasileiro de 2018.

Gabigol contra ex-clubes
Por outro lado, contra o Santos, o atacante teve boas atuações e não se furtou de comemorar os gols contra o time que o formou. Contra o Alvinegro, foram dez jogos, com sete vitórias e três derrotas. Nesses confrontos, anotou oito gols.
Em 2021, um dos momentos que estremeceu a relação do jogador com o Santos aconteceu quando ele marcou três vezes na Vila Belmiro em meio a um momento de crise no clube da Baixada. Naquela ocasião, o técnico Fernando Diniz já balançava no cargo.
O camisa 9 rubro-negro marcou três vezes e comemorou em frente à torcida alvinegra, na direção de alguns diretores que o xingaram durante o aquecimento e o jogo.

Siga os jogos do Cruzeiro ao vivo com o 365Scores! Saiba as estatísticas, notícias, tabela de classificação,placar de futebol e muito mais!