Deputado que propõe criar CPI para investigar a CBF quer ouvir Ronaldo e Ednaldo Rodrigues
As recentes denúncias contra a atual gestão da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), veiculadas pela revista “Piauí”, motivaram o deputado federal Coronel Meira (PL-PE) a tentar investigar as supostas irregularidades na entidade. Para isso, ele pretende criar uma comissão parlamentar e começar a apurar se há problemas na CBF. E o deputado já tem inclusive alguns nomes que gostaria de ouvir.
➡️ Siga o Lance! no WhatsApp e acompanhe em tempo real as principais notícias do esporte
Embora não saiba ainda o formato da investigação, o deputado está confiante de que a comissão será aberta.
— Pode ser uma CPMI (Comissão Parlamentar Mista de Inquérito). CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito), tem muitas na fila de espera, mais de sete, todas com as assinaturas necessárias. E deixar para o ano que vem não é bom, por ser um ano eleitoral. Vamos pedir apoio de todo povo para forçar seus deputados federais a assinarem, quem gosta de futebol vai se envolver — explicou o deputado.
Para instaurar uma CPI são necessárias 171 assinaturas, enquanto a CPMI exige 193 assinaturas, entre senadores e deputados, é aberta no Senado, e não na Câmara dos Deputados. Segundo Meira, a proposta já começa a ganhar adesão nos bastidores da Câmara e o parlamentar está empenhado na articulação e coleta de assinaturas para viabilizar o avanço da investigação.
A CPI poderá convocar dirigentes, requisitar documentos sigilosos e promover audiências públicas. A expectativa é que a comissão investigue possíveis atos ilegais da atual gestão da CBF, liderada por Ednaldo Rodrigues, além de esclarecer os bastidores da entidade.