Dois gols, 936 minutos e muitas polêmicas: como foi a segunda passagem de Dudu pelo Cruzeiro
Chegou ao fim na tarde desta sexta-feira (2) a curta segunda passagem de Dudu pelo Cruzeiro. Depois de apenas dois gols e muitas declarações e atitudes que não agradaram a cúpula celeste, a passagem do atacante pela Raposa foi encerrada com a rescisão de contrato. O cube mineiro deve pagar R$ 15 milhões ao jogador pelo desligamento antes do fim do contrato.
Segundo o “ge”, pesou para o corte do atleta um comentário e seu comportamento indiferente depois da derrota para o Palestino por 2 a 1.
“Estou no clube para cumprir meu contrato, só quero saber do que tenho a receber”, teria dito o atacante, segundo relatos.
Relembre a passagem de Dudu pelo Cruzeiro
Sem nenhum rumor na imprensa, o Cruzeiro surpreendeu o futebol brasileiro e anunciou a contratação do jogador em 15 de junho de 2024. Entretanto, após a repercussão, o atleta desistiu da negociação.
Na época, foi destacada a relação de Alexandre Mattos com Dudu, que o contratou justamente para o Palmeiras. O dirigente já foi até convidado pelo atleta para ser padrinho de seu casamento com Jordana Ortiz.
Porém, na ocasião, o Cruzeiro anunciou Dudu sem ter assinado seu contrato. A atitude da Raposa incomodou tanto o Palmeiras, quanto o estafe do atleta.
No dia seguinte, domingo (16), o atacante se apresentou e conversou com o técnico Abel Ferreira. Na época, o Palmeiras emitiu nota dizendo que seu contrato iria até o fim de 2025.
“O atacante Dudu se apresentou para o treino deste domingo (16) na Academia de Futebol e teve uma conversa com o técnico Abel Ferreira. A pedido do Departamento de Futebol, o atleta não foi relacionado para a viagem a Belo Horizonte (MG), onde o Palmeiras enfrenta amanhã o Atlético-MG, pelo Campeonato Brasileiro. Dudu é atleta do clube e tem contrato vigente até o fim de 2025″, disse o clube em nota.
Declarações de Leila
Após a novela envolvendo a negociação de Dudu no Cruzeiro, Leila Pereira confirmou o acerto do meio-campista com o time mineiro. A presidente do Palmeiras disse que o atleta havia demonstrado interesse em sair do Alviverde, mas voltou atrás em sua palavra.
“Ele tem o direito, mas eu não gostaria que isso acontecesse. Tudo na vida tem um ciclo que se inicia e um que se encerra. Você tem que iniciar de uma forma bonita e encerrar de uma forma linda. Imagino que é o que vai acontecer com ele. Tivemos momentos lindos e acredito que chegou ao fim o ciclo do Dudu no Palmeiras”, afirmou.
Dudu diz não ao Cruzeiro
Dois dias depois de ser anunciado pelo Cruzeiro e gerar grande polêmica, o jogador publicou em suas redes sociais que não iria deixar o clube alviverde.
“Foram dias intensos, bem angustiantes e resolvi me pronunciar somente após pensar muito e conversar bastante com a minha família. Realmente, recebi uma proposta muito boa e fiquei balançado. Talvez, eu nunca mais receba uma oportunidade como essa. Tenho 32 anos e me ofereceram 4 anos de contrato. O Cruzeiro é um clube que tenho um enorme carinho e agradeço, demais, pelo reconhecimento, mas sinto que, neste momento, ainda não é a hora de sair e de encerrar o meu ciclo no Palmeiras. Sinto que posso seguir construindo a minha história aqui. Foram dias muito tristes e difíceis. Sofri duras críticas, mas eu sei o que está no meu coração e o quanto respeito essa instituição”, escreveu o atleta nas redes sociais.
Cruzeiro e Dudu retomam negociações
Quatro meses depois, as partes retomaram as negociações. Sem clima com a presidente do Palmeiras, Dudu foi anunciado como presente de Natal para a torcida do Cruzeiro em 23 de dezembro de 2024.
“Com muita alegria, prazer, estou entusiasmado. Ele também está entusiasmado para vestir a camisa 7 do Cruzeiro de novo. O Dudu está assinado com o Cruzeiro. Tive que vender os bois que tenho para pagar o primeiro salário”, brincou Pedro Lourenço em entrevista à rádio “Itatiaia”
Antes mesmo da “Apresentação Cabulosa”, evento que convocou cruzeirenses para apresentar os reforços celestes, o atacante foi apresentado na Toca da Raposa II em 3 de janeiro de 2025.
“Eu cheguei aqui com 12 anos. Tinha um sonho de ter uma história bonita no Cruzeiro. Estou tendo essa oportunidade de novo, de construir uma história bonita no Cruzeiro, como construí em outro clube. O Cruzeiro tem um projeto grande, está trazendo grandes jogadores, já tem grandes jogadores aqui. A gente respeita os jogadores que estão no clube. Estamos chegando para ajudar, somar e fazer um Cruzeiro mais forte. Antes do Dudu, antes do Gabriel, antes do Cássio, antes do Matheus, a camisa do Cruzeiro é maior que todos estes jogadores. A gente tem que sempre pensar nisso e respeitar isso. Vamos procurar fazer um Cruzeiro forte e respeitado em 2025 para brigarmos por títulos. Vamos fazer de tudo para ser um ano feliz para o torcedor cruzeirense”, disse o jogador.

Treta Dudu x Leila
Mesmo anunciado no Cruzeiro, Dudu seguiu com as discussões com a presidente Leila Pereira. Na apresentação do novo patrocinador da equipe, em 13 de janeiro, a mandatária alviverde disse que o ídolo da equipe saiu pela “porta dos fundos”.
“No meio do ano passado, depois de ter sofrido aquela grave lesão, em que ficou 9 meses parado, o Dudu procurou o Cruzeiro. Eu autorizei, ele foi vendido no meio do ano, e vocês viram tudo que aconteceu. Foi vendido por um valor relevante para o Palmeiras, houve envolvimento de torcida. Acabou indo no final do ano, gerando um prejuízo de milhões para o Palmeiras. No meio do ano falei que o ciclo dele estava terminado, e eu estava certa. Esperou-se até o final do ano para ele sair sem que o Palmeiras ganhasse nada. É completamente diferente do Rony, que não foi se oferecer para clube nenhum. Se ele não quiser ir, não tem problema, vai continuar nos ajudando. O Rony sairia pela porta da frente, o Dudu saiu pela porta dos fundos.”, afirmou Leila.
Horas após a fala, o jogador utilizou suas redes sociais para mandar uma resposta. Postando uma foto com diversos troféus, o atleta escreveu:
“O caminhão estava pesado e mandaram eu sair pela porta dos fundos. Minha história foi gigante e sincera, diferente da sua, Leila Pereira. Me esquece, VTNC”.
Dias depois, a presidente do Palmeiras processou o jogador e disse ter sido ofendida por ele por ser mulher.
“Ele foi muito grosseiro, isso é imperdoável. Ele vai ser processado na esfera criminal e cível. Até acredito que esse tipo de atitude contra a minha pessoa foi porque eu sou uma mulher. As pessoas vão dizer que estou exagerando, mas não estou exagerando”, afirmou a presidente ao ‘Sportv’.
Relação de Dudu com Pedro Lourenço
Passada a empolgação das contratações midiáticas do começo do ano, o início de 2025 do Cruzeiro não foi bom, com a queda precoce no Campeonato Mineiro, na semifinal, para o América-MG. Reservadamente, o mandatário chegou a dizer que foi um dos piores estaduais da história do clube.
Entretanto, na Sul-Americana, o clube sofreu mais baques, e o dirigente disparou depois da derrota para o Mushuc Runa, do Equador. Perguntado sobre o tema, Dudu deu razão ao presidente.
“A primeira pessoa que eu trouxe foi o Alexandre. A realidade mostra para todo mundo: erramos muito nas contratações. Não vou citar nomes porque é deselegante. Tive uma conversa com ele porque precisamos errar menos e, de preferência, não errar. Trouxemos jogadores que não deveriam ter sido contratados”, comentou o dono da SAF em entrevista a “O Tempo Sports”.
“Ele é dono do clube, ele fala e faz o que ele quiser. Ele é dono do clube, a gente não tem que falar nada, não tem que ficar chateado com nada. A gente tem que fazer as coisas acontecerem dentro de campo”, disse em entrevista à “Itatiaia”.
Dudu e Leonardo Jardim
Depois do vexame, Leonardo Jardim passou a colocar no banco alguns medalhões do Cruzeiro, como Dudu e Gabigol, o que deu resultado de início, com o empate contra o São Paulo e a vitória contra o Bahia. Quando voltaram a jogar, contra o Palestino, a Raposa perdeu por 2 a 1 e o meia afirmou que não sabia porque foi colocado no banco de reservas.
“Eu não me sinto bem. É ruim quando você é titular praticamente a vida toda e se torna reserva. Você tem que se adaptar a isso. No meu modo de ver, eu estava vindo de uma sequência boa. Não sei porque o treinador fez essa opção de ter me tirado do time, mas respeito. É trabalhar para retomar a posição”, disse na zona mista.
Dois dias depois, o Cruzeiro cortou Dudu da concentração para o jogo contra o Vasco, no Parque do Sabiá. Depois da vitória por 1 a 0 contra o Cruzmaltino, Leonardo Jardim explicou que a decisão não se deu apenas pelas falas, mas por atitudes internas.

“Antes do jogo, fechei o assunto. Disse que o motivo da suspensão não era a entrevista. O motivo da suspensão era um motivo interno, e todos estavam a par da situação, direção, jogadores, comissão técnica. Todos estão a par da situação”, disse.
Segundo o “ge”, o que pesou para o corte do jogador se deu a um comentário e o comportamento indiferente que ele teve depois da queda para o Palestino, por 2 a 1.
“Estou no clube para cumprir meu contrato, só quero saber do que tenho a receber”, teria dito o atacante segundo relatos.
Números de Dudu no Cruzeiro
- 16 jogos
- 936 minutos
- 2 gols
Siga os jogos do Cruzeiro ao vivo com o 365Scores! Saiba as estatísticas, notícias, tabela de classificação, placar de futebol e muito mais!