Meia com duas Copas do Mundo no currículo: conheça Ruben Amorim, técnico do Manchester
Apesar de alguns altos e muitos baixos, vide a 16ª colocação na Premier League, o Manchester United pode encerrar sua temporada com o título da Liga Europa na próxima semana. No banco, tentando levar os Reds ao bicampeonato da competição, está um treinador que foi um meia talentoso, com direito a Copas do Mundo (e no Brasil!) no currículo. O 365Scores conta a trajetória de Ruben Amorim.
Carreira de Ruben Amorim
Nascido em 27 de janeiro de 1985, em Lisboa, Ruben Filipe Marques Amorim começou sua carreira no Clube Atlético Cultural, aos 13 anos. Posteriormente, completou sua formação como jogador profissional no Benfica e no Belenenses.
Vestindo o azul e branco do Belenenses, ele fez sua primeira partida como profissional, em 14 de dezembro de 2003, aos 18 anos.
- Estádio de San Mamés: Conheça o palco da final da Liga Europa
- Números: Tottenham tem invencibilidade contra o United
- Tudo sobre a final: Confira todos os detalhes da decisão da Liga Europa
Retorno ao Benfica
Depois de cinco temporadas no Belenenses, Ruben Amorim retornou ao Benfica em abril de 2008, agora com mais prestígio e para um contrato de quatro anos. Seu primeiro gol foi marcado em novembro, na vitória de 2 a 0 sobre o Coimbra.
Em sua segunda temporada, o meia perdeu espaço, mas na sequência, sob o comando de Jorge Jesus, voltou a ser peça importante. Ele, porém, voltou a sofrer com lesões e ficou afastado por meses.
Neste período, ele colidiu com o treinador que se tornaria ídolo no Flamengo ao reclamar de suas preferências, uma vez que o Benfica atuava diversas vezes sem sequer um jogador português. Mesmo sem espaço no clube, o então meio-campista era convocado para a seleção.
“São opções do ‘mister’ Jesus que é preciso respeitar. Eu conto jogar sempre, mas é ele que decide. Não tem a ver com qualidade deste ou daquele jogador. É opção do ‘mister’ Jesus achar que eu não devo jogar no Benfica… fico feliz por o ‘mister’ Paulo Bento não pensar dessa forma”, disse o meia na época.
Empréstimos e fim da carreira de jogador de Ruben Amorim
Na temporada seguinte, depois da desavença com o técnico, foi emprestado ao Braga. Em seguida, ele encerrou sua carreira no Catar, ao ser cedido pelo Benfica ao Al-Wakrah.
Títulos de Ruben Amorim como jogador
Benfica
- Primeira Liga: 2009–10, 2013–14, 2014–15
- Taça de Portugal: 2013–14
- Taça da Liga: 2008–09, 2009–10, 2010–11, 2013–14, 2014–15
- Supertaça Cândido de Oliveira: 2014
Braga
- Taça da Liga: 2012–13
Ruben Amorim na Copa do Mundo
Ruben Amorim disputou duas Copas do Mundo pela seleção portuguesa. Sua primeira participação foi na edição de 2010, na África do Sul. Inicialmente fora da lista principal, ele foi chamado de última hora para substituir Nani, que se lesionou às vésperas da estreia.
Amorim fez sua estreia com a camisa da seleção de Portugal justamente na Copa, entrando nos minutos finais do empate por 0 a 0 contra a Costa do Marfim, na fase de grupos.
Quatro anos depois, foi novamente convocado, desta vez pelo técnico Paulo Bento, para a Copa do Mundo do Brasil. Amorim atuou como titular na última partida da fase de grupos, contra Gana, e jogou os 90 minutos na vitória por 2 a 1. A seleção de Portugal, porém, acabou eliminada.
Trajetória de Ruben Amorim como treinador
Logo depois de se aposentar, Amorim ingressou na Associação de Futebol de Lisboa para tirar sua licença de treinador. Posteriormente, em meio aos estudos, chegou a ter contato com José Mourinho durante uma semana que passou no Manchester United em uma espécie de intercâmbio.
Ele começou sua trajetória como treinador na temporada 2018/2019 no modesto Casa Pia, que disputava a terceira divisão portuguesa. Entretanto, depois de duas derrotas em seus primeiros jogos, se revoltou e disse que desistiria se perdesse o terceiro. Mas ao usar três zagueiros pela primeira vez, engatou uma série de triunfos.
Retorno à elite portuguesa
Com o destaque, Ruben Amorim chegou a apalavrar um retorno ao Benfica para comandar o time Sub-23. Entretanto, rejeitou a oferta depois de uma reunião em maio de 2019.
Quatro meses depois, fechou com o Braga para comandar o time B, vencendo sete de seus oito primeiros jogos. Em dezembro, substituiu Ricardo Sá Pinto (que treinaria o Vasco logo em seguida) e acertou um contrato de dois anos e meio.
Depois de pegar o time em oitavo lugar no Campeonato Português, estreou com uma vitória por 7 a 1 sobre o Belenenses. No fim, terminou o torneio em terceiro lugar, garantindo vaga para a Liga Europa.
Destaque no Sporting
Depois de chamar atenção no comando do Braga, Ruben Amorim foi contratado pelo Sporting em março de 2020 depois do clube demitir Silas, assinando contrato até junho de 2023.

Em sua segunda temporada, fez parte da reconstrução do time, com as saídas de Jérémy Mathieu, Rodrigo Battaglia, Miguel Luís, Luciano Vietto, Wendel e Marcos Acuña. Por outro lado, chegou o goleiro Antonio Adán e outros jogadores como Nuno Santos, Bruno Tabata, Pedro Porro, João Mário e João Palhinha.
Naquela ocasião, ele seria considerado o treinador do Campeonato Português e conquistou com o alviverde seu primeiro título da competição em 19 anos.
Ruben Amorim no Manchester United
Depois de cinco títulos no comando do Sporting, Ruben Amorim chegou ao Manchester United em 1º de novembro de 2024 para assumir o lugar de Erik Ten Hag.
Após dois meses, ele se deparou com o tamanho do desafio que tinha aceito. Depois de uma derrota para o Brighton na Premier League por 3 a 1, ele disse que o Manchester United tinha “provavelmente o pior time da história do clube”.

“Nós estamos sendo o pior time, talvez, da história do Manchester United. Eu sei que vocês querem manchetes, mas eu estou dizendo porque tenho conhecimento disso e como mudar”, desabafou.
Entretanto, apesar das complicações no Campeonato Inglês, , ele conseguiu liderar os Red Devils para a final da Europa League. Sendo assim, pode garantir um título e uma vaga na Liga dos Campeões na próxima temporada.
Títulos de Ruben Amorim como treinador
Braga
- Taça da Liga: 2019–20
Sporting
- Primeira Liga: 2020–21, 2023–24
- Taça da Liga: 2020–21, 2021–22
- Supertaça Cândido de Oliveira: 2021
Não quer perder nenhum placar de futebol ou os jogos de hoje na tv? Fique por dentro acessando o site do 365Scores: resultado ao vivo, jogos em andamento, classificação atualizada, histórico de confrontos, desfalques e muito mais!