'El Jefe': entenda o novo cargo de Gregg Popovich no San Antonio Spurs

'El Jefe': entenda o novo cargo de Gregg Popovich no San Antonio Spurs


‘El Jefe’: entenda o novo cargo de Gregg Popovich no San Antonio Spurs




Gregg Popovich, ex-técnico dos Spurs
Gregg Popovich, ex-técnico dos Spurs

Foto: Twitter

Gregg Popovich, nome sinônimo de San Antonio Spurs e uma das figuras mais influentes na história do basquete, encerra um ciclo de quase três décadas como técnico principal da franquia. 

Em anúncio recente, os Spurs oficializaram a transição de Popovich para o cargo de presidente de operações de basquete, marcando o início de uma nova etapa para a organização e para a carreira do lendário comandante.

Assine NBA League Pass com 25% OFF no pacote anual e assista aos jogos na hora que quiser, em português, e acesse a cobertura completa, documentários e todas as estatísticas em tempo real!

O que ‘el jefe’ vai fazer?

Na presidência de operações, Popovich terá a responsabilidade de supervisionar as decisões de basquete do time, desde a seleção de jogadores até as estratégias de longo prazo. 

Segundo a franquia, sua vasta experiência e conhecimento do esporte serão ativos valiosos na busca por um novo período de sucesso para o San Antonio Spurs, marcando a continuação de sua influência na organização, agora em uma nova função.

A decisão de ascender à presidência de operações, após 29 anos à frente do elenco, ocorre em um momento de transição para os Spurs, que buscam reconstruir a equipe em torno do promissor novato Victor Wembanyama. 

‘El jefe’, como é chamado, está afastado do comando do time desde novembro do ano passado, quando sofreu um AVC (Acidente Vascular Cerebral). Mitch Johnson assumiu interinamente e, desde então, conquistou cinco vitórias e foi derrotado 45 vezes. 

Ao anunciar o novo cargo de Pop, a franquia também anunciou a efetivação de Johnson. A escolha, segundo a direção, representa a continuidade da filosofia e dos valores estabelecidos por Popovich ao longo de sua gestão.

Em sua primeira aparição pública após o anúncio, Popovich expressou seu apreço pela organização e pela cidade de San Antonio. Ele também mencionou o impacto de um recente problema de saúde em sua decisão de afastar-se das exigências diárias da função de técnico principal.

Sob seu comando, os Spurs colecionaram 1422 vitórias na temporada regular, além de cinco títulos. Pop levou três vezes o prêmio de técnico do ano. 

Pop é a cara dos Spurs

Nascido em East Chicago, Indiana, Popovich, 76 anos, construiu uma trajetória ímpar no esporte. 

Formado pela Academia da Força Aérea dos Estados Unidos, onde também jogou basquete, iniciou sua carreira como técnico no nível universitário antes de ingressar na NBA como assistente do San Antonio Spurs em 1988. 

Após um breve período como assistente no Golden State Warriors, retornou aos Spurs em 1994 como gerente geral.

Em dezembro de 1996, Popovich assumiu o comando técnico da equipe, dando início a uma era de domínio e consistência raramente vista na liga. 

Sob sua liderança, o San Antonio Spurs conquistou cinco campeonatos da NBA (1999, 2003, 2005, 2007 e 2014) e alcançou a marca histórica de 22 participações consecutivas nos playoffs, entre 1998 e 2019. 

Popovich se estabeleceu como um mestre na gestão de talentos diversos, liderando jogadores que se tornaram ícones como David Robinson, Tim Duncan, Manu Ginobili e Tony Parker.

Reconhecido por sua abordagem exigente, mas também por sua lealdade e cuidado com os jogadores, Popovich recebeu o prêmio de Técnico do Ano da NBA em três ocasiões (2003, 2012 e 2014). 

Ele se tornou o técnico com o maior número de vitórias na história da liga, ultrapassando a marca de Don Nelson em 2022. Além de seu sucesso na NBA, Popovich também comandou a seleção masculina dos Estados Unidos, levando a equipe à medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Tóquio em 2020.



Link Original

Deixe um comentário