Favorito a substituir Ednaldo na CBF responde a processo por fraude em hospital

Favorito a substituir Ednaldo na CBF responde a processo por fraude em hospital


Favorito a substituir Ednaldo na CBF responde a processo por fraude em hospital

O médico Samir Xaud, principal nome cotado para assumir a presidência da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), é réu em um processo de improbidade administrativa em tramitação na Justiça de Roraima. A ação, movida pelo Ministério Público estadual, acusa Xaud de envolvimento na falsificação de documentos durante o período em que foi diretor-geral do Hospital Geral de Roraima (HGR). Segundo o MP, as fraudes ocorreram entre 2017 e 2020 e resultaram em um prejuízo estimado de R$ 1,4 milhão aos cofres públicos.

De acordo com a denúncia, os documentos foram adulterados para simular a prestação de serviços médicos que não teriam sido executados, como plantões, exames, procedimentos cirúrgicos e uso de equipamentos hospitalares. A manobra teria beneficiado a empresa Coopebras, contratada pela Secretaria de Saúde de Roraima. Além de Xaud, outros diretores do hospital e fiscais do contrato também são alvos da ação.

O promotor Igor Costa sustenta que houve um “expediente fraudulento” com o objetivo de permitir pagamentos indevidos à empresa. Segundo ele, os gestores informaram a realização de atendimentos e serviços médicos que não foram comprovadamente oferecidos à população.

Ednaldo Rodrigues, presidente da CBF (foto: reprodução CBF)

A eleição para a presidência da CBF está marcada para o próximo dia 25. A entidade é comandada interinamente por Fernando Sarney após o afastamento de Ednaldo Rodrigues, no último dia 15. Xaud, que foi eleito para presidir a Federação Roraimense de Futebol a partir de 2027, ganhou força na disputa interna e lidera as articulações pelo cargo.

Samir Xaud divide a rotina entre a medicina, a gestão esportiva e os negócios. É proprietário de um centro de treinamento em Boa Vista voltado para práticas de saúde, bem-estar e atividades físicas. A experiência na área médica também inclui atuação como diretor do Hospital Geral de Roraima, um dos maiores do estado, além de consultório na área de infectologia.

A candidatura de Samir ainda depende do registro oficial de chapa, exigindo o apoio mínimo de oito federações estaduais e cinco clubes. No entanto, com o suporte antecipado de 19 entidades, ele já se posiciona como favorito na disputa. A eleição da CBF está marcada para o dia 25 de maio.



Original Link

Deixe um comentário