Fernando Collor foi presidente de clube brasileiro; relembre
Presidente do Brasil entre 1990 e 1992, Fernando Collor de Mello — preso nesta sexta-feira (25), após condenação por corrupção — teve passagem marcante no futebol. O político foi presidente do CSA (Centro Sportivo Alagoano) entre 1973 e 1974.
Aos 24 anos, Collor assumiu a presidência do CSA em 7 de setembro de 1973, data de aniversário do clube. Eleito por aclamação, tornou-se o presidente mais jovem da história do time. Durante sua gestão, o CSA conquistou o Campeonato Alagoano de 1974 e, após uma série de partidas contra o rival CRB, garantiu uma vaga no Campeonato Brasileiro daquele ano.
Em 2018, em contato com o Lance!, o ex-presidente da República e do Azulão, relembrou a passagem como mandatário do clube de coração. Ele destaca, além do título estadual, amistoso com Mané Garrincha vestindo a camisa da equipe.
— Tinha apenas 24 anos de idade no Conselho Deliberativo do time, quando fui convocado para uma missão de renovação da gestão. Eleito por aclamação, tornei-me então o presidente mais jovem da história. A posse ocorreu em 7 de setembro de 1973, data de aniversário do clube — disse Collor.
— Uma das primeiras ações foi homenagear Mané Garrincha, que vestiu a camisa do CSA em jogo amistoso com o ASA de Arapiraca. Sob meu comando, o CSA foi campeão (estadual) em 1974. O trabalho em equipe muito me orgulhou, pois ainda conquistamos vaga para disputar o Brasileiro — relembrou o ex-presidente impeachmado.
Após ser mandatário do CSA, Fernando Collor de Mello seguiu carreira política. Foi prefeito de Maceió, governador de Alagoas, até que, em 1989, chegou à Presidência da República, após derrotar Lula no segundo turno. Durante seu período na Presidência, Collor contou com um nome de impacto como Secretário Nacional de Esportes: Zico, eterno ídolo do Flamengo.