Fittipaldi conta como acidente grave mudou sua vida

Fittipaldi conta como acidente grave mudou sua vida

Emerson Fittipaldi conta como acidente grave mudou a sua vida: ‘Não conseguia respirar’

 

Há 28 anos, ainda na década de 90, mais um acidente assustou os fãs brasileiros do automobilismo. Ainda sentido por Ayrton Senna, o Brasil assistiu à forte batida de Emerson Fittipaldi durante o GP de Michigan da Fórmula Indy, em julho de 1996. Campeão mundial da categoria em 1989, o ex-piloto relembrou para o Lance!, em entrevista exclusiva, o perigoso episódio que praticamente encerrou sua carreira nas pistas. Confira o vídeo completo acima.

 

Primeiro brasileiro a vencer na F1, Emerson Fittipaldi foi um dos maiores nomes da elite do automobilismo na década de 70. O piloto conquistou a vitória número 1 de sua carreira no GP de Watkins Glen da temporada de 1970, em sua estreia. Após dois anos, foi campeão mundial da Fórmula 1 e se tornou o mais jovem a alcançar tal feito na categoria, além de ser o primeiro brasileiro – mais uma vez.

 

Em 1974, depois de mais dois anos, Fittipaldi garantiu outro campeonato mundial para se consagrar de vez na F1. Foram 144 GPs disputados, 14 vitórias, seis pole positions e 35 pódios. O fim de sua carreira na Fórmula 1 marcou o início da nova experiência na Fórmula Indy, onde conquistou seu último título mundial e encerrou o trabalho de piloto profissional.

Pouco antes do fim, no entanto, o brasileiro confessou para o Lance! que já havia pensado em se aposentar de vez do automobilismo. “Indeciso”, Emerson viu o episódio infeliz de 1996 como confirmação de que era o momento certo para deixar as pistas.

 

– Foram duas corridas antes da que eu ia parar. No sábado, eu fui conversar com o Dennis e falei sobre Laguna Seca, que ia ser a última corrida do campeonato, eu falei: “Laguna Seca e eu não vou mais competir, eu vou parar”. E isso foi no sábado. No domingo, eu tive esse acidente – relembrou Fittipaldi.

 

Além da aposentadoria, o acidente causou sérias lesões em Fittipaldi, que tinha 49 anos na época. O piloto largara da quinta posição e buscava terminar a primeira volta já em terceiro, onde estava o jovem canadense Greg Moore, que bateu no brasileiro ainda na curva 1 na volta 1. A extrema velocidade fez o carro de Emerson rodar e bater com tudo no muro.

Original Link

Deixe um comentário