Flashfocus: Joan Garcia, o goleiro que metade da Europa está procurando
Uma equipe recém-promovida costuma suar a camisa em todos os jogos. Sofrer dia após dia se torna uma ocorrência comum. Além disso, para um clube que vem da segunda divisão e geralmente mantém o time que ganhou a promoção com poucas mudanças, manter uma defesa consistente é uma tarefa quase impossível…. Não é o caso do Espanyol, uma equipe que retornou à Primeira Divisão nesta temporada e está bem longe do rebaixamento (13º com 39 pontos).
Confira a classificação da LaLiga
O sonho da Europa é difícil. Enquanto a classificação do Barça para as semifinais da Liga dos Campeões e a classificação Athletic Bilbao para as semifinais da Liga Europa dão à LaLiga um quinto lugar na Liga dos Campeões (e aumentam suas cotas na Liga Europeia e na Liga da Conferência também), o Espanyol está a cinco pontos para chegar à Liga Conferência. No entanto, eles podem ter uma visão positiva da campanha, pois alcançaram marcos importantes, como derrotar o Real Madrid e, no processo, complicar o caminho da equipe de Carlo Ancelotti na LaLiga.
O jovem Joan García, de 23 anos, que aparece regularmente na equipe do Flashscore, tem sido fundamental para alcançar esses objetivos. O goleiro se tornou o titular da equipe e suas atuações o tornaram um alvo interessante para o mercado, com sua cláusula de compra de 25 milhões de euros facilitando uma possível saída no meio do ano. Vários clubes, incluindo o Real Madrid – que recentemente entrou para a lista de interessados – sonham em adquirir seus serviços, sendo o Arsenal, que quer um substituto e mais concorrência para David Raya, o clube mais interessado. O Aston Villa também demonstrou as mesmas intenções dos Gunners e quer um segundo homem para seu gol, defendido por Emiliano “El Dibu” Martínez.

Uma peça importante para o Espanyol
Joan Garcia atuou em 33 partidas pelo Espanyol nesta temporada. Ele também conseguiu sete jogos sem sofrer gols (incluindo a vitória contra o Real Madrid em Cornellà). O Real Madrid e o Atlético de Madrid são os times com mais jogos sem sofrer gols (ambos com 13), seguidos por Real Sociedad (12), Barcelona (11) e Athletic Bilbao (11).
O jogador de 23 anos é o goleiro com mais defesas na LaLiga (101 em 25 jogos, uma média de 4,27 defesas por jogo) e nas cinco principais ligas europeias. Na Espanha, ele é seguido por Diego Conde (Villarreal), com 25 defesas em nove jogos e Álvaro Valles, do Las Palmas. Na Europa, ele supera David Raya (Arsenal), com 24 defesas, Courtois (Real Madrid), com 78% de defesas, e Wojciech Szczęsny, com 66,7% de defesas.
Apesar de seu ótimo desempenho, ele ainda não conseguiu uma vaga na seleção espanhola principal. Joan García é titular nas equipes de base da Espanha, com quem fez parte da equipe convocada por Santi Denia para os Jogos Olímpicos de Paris 2024, onde “La Roja” derrotou a França para ganhar a medalha de ouro na final.
Por enquanto, o técnico Luis de la Fuente manteve seus três goleiros habituais: Unai Simón, goleiro do Athletic Bilbao, é a primeira opção. David Raya, titular indiscutível do Arsenal, é o segundo goleiro e Álex Remiro, da Real Sociedad, é o terceiro.
Joan García, do seu ponto de vista, continua a trabalhar duro e chama a atenção dos torcedores do Espanyol e dos seguidores da LaLiga.