FlashFocus: Kadidiatou Diani, a líder do veloz ataque do time feminino do Lyon
A artilheira da última temporada da Liga dos Campeões, Kadidiatou Diani, está seguindo seus passos nesta temporada. Ela é a jogadora mais decisiva da Liga dos Campeões, envolvida em 10 gols em nove jogos, com seis gols e quatro assistências, vivendo boa fase antes de uma final que provavelmente colocará o Lyon diante do Barcelona.
Contra o Arsenal, ela abriu o placar novamente e fez com que seu time começasse com o pé direito contra o time londrino que não convenceu.
“Meu objetivo é marcar o maior número possível de gols para a minha equipe. Se eu for a artilheira, melhor. Se não for, menos mal. Mas o mais importante é que eu possa ajudar a minha equipe acima de tudo”, disse ela ao Le Progrès antes do jogo de volta.
Seria um eufemismo dizer que a atacante tem sido útil para a sua equipe nesta temporada, especialmente em uma competição que o clube já venceu oito vezes. Na rodada anterior, nas quartas de final contra o Bayern, a nativa de Ivry-sur-Seine deu duas assistências e marcou um gol em 15 minutos para acabar com as esperanças de recuperação das alemãs.
Foi uma atuação excepcional, que ela já havia apresentado na partida da fase de grupos contra a Roma. Depois de entrar em campo por 28 minutos, Diani marcou dois gols e deu assistência para outro. Quando o Lyon estava em apuros, Diani vestiu a capa de heroína para ajudar. E ela faz isso com um sorriso no rosto, depois de ter passado sua primeira temporada no Lyon com estatísticas longe dos seus padrões. Mas, posicionada no lado direito de um ataque impetuoso, ela está vivendo o melhor momento de sua vida.
Boa fase
Na temporada 2024/25, Kadidiatou Diani marcou 16 gols e deu 10 assistências em 27 jogos pelo Lyon. O segredo dessa temporada de sucesso? “Joe Montemurro nos pede para fazer coisas de que gostamos, e ele coloca seu plano em prática, especialmente com muitas jogadas e duelos”, explica a atacante de 29 anos ao L’Équipe.
“Gostamos disso e temos bastante liberdade. Às vezes, posso trocar de lugar e jogar no meio ou na esquerda. Mesmo que as instruções estejam em inglês e nem sempre seja fácil de entender, estou me divertindo muito”, conta.
Na atual temporada, “Kadi” convive com duas atacantes ultrarrápidas, Melchie Dumornay e Tabitha Chawinga, formando um trio de peso. Dumornay começou como meio-campista, mas Montemurro a colocou em uma função de falsa 9 quando ela chegou.
Como resultado, ela marcou 20 gols e deu 8 assistências nesta temporada, o que a torna a jogadora mais decisiva do clube, logo à frente de Diani. Tabitha Chawinga, na extrema esquerda, está passando por uma temporada de transição, já que também chegou no verão como artilheira da liga depois de uma temporada deslumbrante com o PSG.
Trio de peso no ataque
Kadidiatou Diani está cercada diariamente por duas das jogadoras mais rápidas da Liga dos Campeões, com uma velocidade máxima de 31,3 km/h registrada por Chawinga, o que faz dela a jogadora mais rápida da competição.
“Com o tempo, nos treinamentos, começamos a nos entrosar e a saber onde cada uma de nós quer a bola. Sabemos que estaremos juntas em campo, então precisamos saber como cada uma joga. Sentimos que estamos melhorando cada vez mais”, disse Melchie Dumornay após a vitória sobre o PSG em 18 de janeiro.
O estilo de jogo de Montemurro cai como uma luva para Diani: com a troca constante entre as três atacantes, a jogadora da seleção francesa muitas vezes consegue criar chances nas costas das defesas adversárias, escapando entre as linhas, às vezes quase em impedimento, para finalizar sozinha pelo meio.
Ao fazer isso, ela faz bom uso das suas qualidades como camisa nove, que teve de desenvolver durante a sua última temporada no Paris Saint-Germain para compensar a longa ausência de Marie-Antoinette Katoto.
Livre, leve e solta
A atacante parece estar igualmente à vontade dentro e fora do campo. “É verdade que me sinto bem no grupo, com as jogadoras”, admitiu ela ao Le Progrès. “E o mais importante é que, quando você se sente bem na sua cabeça, também se sente bem em campo. Espero manter esse ritmo até o fim”, revela.
Normalmente discreta e reservada no PSG, as redes sociais das outras jogadoras do Lyon revelam um Kadidiatou Diani radiante, que não hesita em entrar nas várias tendências do TikTok lançadas por Vanessa Gilles e Daniëlle Van de Donk.
Em meio a um vestiário bastante internacional, ela até respondeu às piadas (em inglês) da americana Lindsey Horan quando esta lhe perguntou onde estava seu namorado. Sua resposta? “Ele é meu gato. Snow, seu lindo gato, a quem ela dedica quase toda a sua conta do TikTok.
Mas Damaris Egurrola acrescenta que ela não perde a compostura quando a bola está em jogo. “Diani é realmente uma jogadora formidável. Ela encara as partidas importantes da mesma forma que faz nos treinos. Ela é uma ótima jogadora e pode fazer a diferença a qualquer momento”
“É por isso que somos uma das melhores equipes do mundo, porque estamos cercados por jogadoras muito boas, mas também por pessoas muito boas, que se relacionam bem umas com as outras.” É um ambiente saudável, que pode ajudar o Lyon a reconquistar a Liga dos Campeões, com a perspectiva de outra final contra o Barcelona.