La Liga acusa Manchester City por manipulação de finanças e faz denúncia
A La Liga, através do seu chefe executivo, Javier Tebas, entrou com uma denúncia oficial contra o Manchester City acusando a equipe de manipular suas finanças e ferir as regras do Fair Play Financeiro europeu. O representante espanhol entrou com uma queixa na Comissão Europeia e consta que o clube inglês é acusado de utilizar de empresas filiadas para mascarar suas movimentações financeiras.
Tebas acusa o City de ter usado essas empresas com o propósito de reduzir valores gastos em serviços como marketing e scouting e que parte dessas despesas foram desviadas para negócios ligados ao City Football Group (CFG), que controla o time inglês.
– O Manchester City tem muitas empresas em seu grupo que estão fora da estrutura do City Football Group, empresas extras onde eles colocam suas despesas. Essas outras empresas registram os prejuízos, mas não o clube em si. Nós denunciamos o City, temos os fatos e os números. […] É muito importante que todos os clubes estejam sujeitos às mesmas regras de transparência e governança, tanto no aspecto esportivo quanto financeiro – disparou Tebas.
Em sua queixa, que aconteceu durante o evento “Financial Times Business of Football Summit“, o executivo espanhol compara o movimento do Manchester com o escândalo financeiro da Eron. O caso aconteceu em 2001, quando uma companhia elétrica norte-americana foi descoberta por esconder do seu conselho administrativo valores referentes a lucros, despesas e dívidas do negócio.
– Eles [Manchester City] têm uma empresa de scouting, uma empresa de marketing. É nessas empresas que eles têm despesas muito altas. Elas cobram do City um valor menor. Eles têm custos menores do que teria se não tivesse esse círculo de empresas ao redor – completou o executivo.