Liga das Nações: CAS toma decisão após recurso de seleção

Liga das Nações: CAS toma decisão após recurso de seleção


CAS emite decisão após recurso apresentado por seleção da Liga das Nações

O Tribunal Arbitral do Esporte (CAS) rejeitou o recurso apresentado pela Federação de Futebol do Kosovo (FFK) contra a Federação Romena de Futebol (RFF) e a Uefa devido à perda de pontos por desistência em uma partida válida pela Liga das Nações, em novembro do ano passado. A decisão foi publicada nesta segunda-feira.

Inicialmente, a FFK solicitou que a entidade europeia responsabilizasse a Romênia pela desistência da partida e anulasse uma multa de 6 mil euros (aproximadamente R$ 34 mil) imposta pela Uefa por conta do abandono. Segundo o Kosovo, a saída dos jogadores de campo só foi feita devido aos cantos da torcida adversária. No entanto, o pedido foi negado.

A reunião do Órgão de Recursos da Uefa para analisar o recurso foi realizada no dia 24 de março. Na audiência, foram examinadas evidências, bem como a motivação dos atletas para deixarem os gramados. Porém a conclusão foi que os jogadores de Kosovo tomaram a decisão unilateralmente, ou seja, deixaram o campo sem uma orientação válida da arbitragem. Assim, tornaram-se responsáveis pelo abandono do jogo.

Ainda na sessão, foi-se analisado a postura da seleção do Kosovo após o pedido da arbitragem para o retorno do confronto válido pela Liga das Nações. Na decisão, a Uefa escreveu que “os jogadores de Kosovo claramente se recusaram a seguir a instrução do árbitro de retornar ao campo e continuar a partida”. Desta forma, ficou decidido que o responsável pela não conclusão da partida foi o Kosovo, não a Romênia.

➡️Torcida romena grita ‘Sérvia’, e Kosovo abandona partida da Nations League

Em fevereiro deste ano, o CAS também rejeitou um recurso separado da RFF contra a Uefa referente às sanções impostas no mesmo jogo devido à postura racista e/ou discriminatória dos torcedores. A entidade europeia alegou que a torcida da Romênia transmitiu mensagens políticas provocativas, inadequadas para um evento esportivo.



Original Link

Deixe um comentário