Mancha é rebaixada, e Gaviões bate na trave; saiba como foi o carnaval de São Paulo
O resultado do desfile das escolas de samba do Carnaval de São Paulo de 2025 foram divulgados! A apuração trouxe a notícia mais temida pelos membros da Mancha Verde: a escola de samba ligada à torcida organizada do Palmeiras foi rebaixada do Grupo Especial. Por outro lado, a Gaviões da Fiel, ligada à organizada do Corinthians, bateu na trave, ficando com 29,7 pontos, apenas um décimo atrás da grande campeã, a Rosas.
A Dragões da Real, vinculada à torcida do São Paulo, desfilou no primeiro dia e apresentou o enredo “A vida é um sonho pintado em aquarela!”. O desfile garantiu uma boa pontuação e o conforto da sexta colocação.
O rebaixamento da Mancha Verde marca um contraste significativo com sua trajetória recente, que inclui o vice-campeonato de 2023 e o quinto lugar em 2024, evidenciando uma queda inesperada para uma escola que costuma figurar entre as favoritas. O descenso em 2025 é o terceiro da sua história – os outros rebaixamentos aconteceram em 2013 e 2015.
Os critérios Enredo, Mestre-Sala e Porta-Bandeira e Evolução foram as principais dificuldades da escola na avenida.
Apesar de não ser a mais antiga ou vitoriosa entre as escolas associadas a clubes, postos ocupados pela Gaviões da Fiel, que já acumula quatro títulos (1995, 1999, 2002 e 2003), a Mancha Verde é bastante tradicional no Carnaval de São Paulo.
Mas só a tradição não foi suficiente para manter a Mancha na série especial. Em 2026, a escola alviverde desfilará no grupo de acesso I.