Melhor temporada da carreira de Cauly foi no Bahia de Renato Paiva; relembre
Anunciado como reforço do Bahia em janeiro de 2023, o baiano Cauly Oliveira, natural de Porto Seguro, chegou desconhecido a Salvador, apesar da proximidade com seu local de origem. O meia saiu de casa cedo e fez toda a carreira na Europa, mas não demorou muito para ele ficar conhecido em todo Brasil com seu brilho no meio-campo do Tricolor, que era comandado pelo técnico Renato Paiva.
Em meio às especulações de que o Botafogo tem interesse no atleta após a chegada do técnico português, ficam as lembranças do auge técnico de Cauly no futebol brasileiro sob os olhares de Paiva no Tricolor baiano.
A temporada de 2023 foi disparada a melhor da carreira, pelo menos em números. O camisa oito somou 19 participações em gols em 47 partidas só pelo Bahia. Foram, ao todo, dez bolas nas redes e nove assistências na conta do camisa 8. Isso sem falar dos números dele pelo Ludogorets naquele mesmo ano, antes de desembarcar em Salvador. Pelo time búlgaro, ele teve 13 participações diretas para gols, com sete bolas na rede e seis assistências.
Números de Cauly por temporada:
Formado pelo Colônia, da Alemanha, o meia tem passagens por Duisburg (ALE), Paderborn (ALE) e Ludogorets (BUL) antes de chegar ao Bahia, em 2023. Ele foi uma das contratações mais caras daquela temporada e custou R$ 13,8 milhões aos cofres do Grupo City, que tinha acabado de assumir a gestão do futebol do clube. Ele chegou ao Bahia com um currículo de seis títulos na Búlgaria, quatro deles na liga nacional.
Cauly logo mostrou que veio para ser protagonista do Bahia e foi um dos destaques da campanha do título baiano em 2023, com direito a gol na final contra o Jacuipense. Renato Paiva, porém, deixou o cargo de treinador e deu lugar a Rogério Ceni, que assumiu o comando em setembro. Mesmo assim, o meia manteve seu posto de maestro e foi fundamental para o Tricolor permanecer na Série A.