Missão impossível? Do que Real Madrid precisa para passar do Arsenal?
Real Madrid e Arsenal voltam a se enfrentar nesta quarta-feira (16), em duelo decisivo pelas quartas de final da Champions League. Após a vitória por 3 a 0 no jogo de ida, em Londres, os Gunners chegam ao Santiago Bernabéu com ampla vantagem e com a classificação bem encaminhada.
Para sonhar com a vaga na semifinal, o time de Carlo Ancelotti precisa vencer por pelo menos três gols de diferença apenas para levar o confronto à prorrogação. A missão se torna ainda mais complicada quando se leva em conta a solidez defensiva do time de Mikel Arteta — que não sofre três gols em uma única partida há 78 jogos.
A última vez que o Arsenal sofreu três gols em uma partida foi em 5 de dezembro de 2023, quando venceu o Luton Town por 4 a 3, fora de casa, pela 15ª rodada da Premier League. Desde então, os Gunners disputaram 78 partidas e sofreram apenas 64 gols — uma média de 0,81 gol por jogo — e somaram 32 clean sheets nesse período.
➡️Rice quebrou tabu para igualar recorde de CR7 e Neymar na Champions
Do outro lado, o Real Madrid aposta em sua força ofensiva para tentar o improvável. Nos últimos 78 jogos, o clube espanhol marcou três ou mais gols em 33 deles — mas venceu por três ou mais de diferença em apenas sete oportunidades. Isso significa que, na maioria das vezes em que marcou três gols, também foi vazado, o que não seria suficiente para avançar de forma direta.
Se quiser seguir vivo na busca pela 15ª Champions League, o Real Madrid precisará não apenas ser eficaz no ataque, mas alcançar um nível defensivo que vem sendo raro em sua trajetória recente — tudo isso diante de um dos sistemas defensivos mais consistentes da Europa.