Papa Francisco a Leão: como era o mundo dos esportes em 2013?

Papa Francisco a Leão: como era o mundo dos esportes em 2013?

De Papa Francisco a Leão: como era o mundo dos esportes no último Conclave?

Na tarde deste 8 de maio de 2025, o cardeal norte-americano Robert Prevost foi eleito como o novo Papa Leão XIV. Porém, antes disso, a última vez que o mundo ouviu “Habemus Papam” havia sido em 2013, quando Papa Francisco foi anunciado. Sendo assim, o Lance! trouxe algumas curiosidades de como era o mundo dos esportes naquela época, e te garante, era muito diferente da atualidade.

 

Abaixo, o Lance! listou alguns fatos da época em que Papa Francisco ainda era o líder da Igreja Católica. 12 anos depois, agora com Leão XIV no comando, o mundo dos esportes encontra-se totalmente diferente. Curry ainda não era uma lenda da NBA, Hamilton com apenas um troféu, VAR ninguém sabia do que se tratava e entre outros.

 

A maior goleada sofrida na história da Seleção Brasileira aconteceria pouco mais de um ano após a escolha de Papa Francisco. Nas semifinais da Copa do Mundo de 2014, realizada no Brasil, a anfitriã enfrentou a Alemanha no Mineirão e foi derrotada por um impressionante placar de 7 a 1. Dias depois, a seleção comandada por Joachim Low conquistou a quarto título mundial, superando a Argentina, no Maracanã.

Brasil 1x7 Alemanha - Klose

Maior promessa e já considerado por muitos uma estrela do futebol mundial, Neymar foi vendido pelo Santos ao Barcelona em maio de 2013, por cerca de 90 milhões de Euros. No clube catalão, o brasileiro conquistou Campeonato Espanhol (2x), Champions League, Copa do Rei (3x), Supercopa da Espanha e Mundial de Clubes da Fifa. Sua passagem se encerrou em 2017, quando o craque se transferiu para o PSG sendo a contratação mais cara de um jogador na história: 222 milhões de euros.

 

Após quase três anos de reformas, o Maracanã foi reinaugurado em junho de 2013, em um amistoso entre Brasil e Inglaterra, como parte da preparação para a Copa das Confederações e para a Copa do Mundo no ano seguinte. Com investimento superior a R$ 1 bilhão, o estádio ganhou novo gramado, cadeiras numeradas, cobertura moderna e estrutura compatível com padrões internacionais.

 

Em 2013, o Palmeiras disputou a Série B do Campeonato Brasileiro pela segunda vez em sua história, após ser rebaixado no ano anterior. Mesmo com a pressão, o clube fez uma campanha sólida e conquistou o acesso com antecedência. Sob o comando de Gilson Kleina, o Verdão terminou como campeão da segunda divisão. Hoje, o Palmeiras é um dos times mais consistentes na América do Sul e coleciona títulos de Campeonato Brasileiro e Copa Libertadores.

Original Link

Deixe um comentário