Papa Francisco supera astro de Hollywood e tinha relação íntima com San Lorenzo
Fundado pelo padre Lorenzo Massa, o San Lorenzo nasceu com o objetivo de incentivar jovens do bairro de Boedo a jogarem futebol, mas fazê-los participar de missas e criar um clube com valores. Nos últimos anos, o time tinha no Papa Francisco seu torcedor mais conhecido ao redor do mundo.
Filho de imigrantes italianos nascido no bairro de Flores, que é vizinho de Boedo, Jorge Mario Bergoglio nunca escondeu seu amor pelo San Lorenzo. E a relação entre as duas partes se estreitou após o argentino se tornar o primeiro pontífice sul-americano na história.
Pai de Papa Francisco, Mario Giuseppe foi jogador de basquete do San Lorenzo, enquanto o filho era um fanático de arquibancada no Viejo Gasômetro. Inclusive, Bergoglio citou a escalação do goleiro ao centroavante do San Lorenzo campeão argentino de 1946 em um encontro com um jornalista compatriota.
Jornalista da “ESPN” da Argentina e torcedora do Ciclón (como é conhecido o clube), Melina de Piano abriu o jogo sobre a emoção de apoiar o “clube do Papa”. Em entrevista ao Lance!, a periodista também comentou sobre a relação próxima entre o San Lorenzo e o pontífice.
— Provavelmente é algo que não irá se repetir, ao menos nos próximos anos, que o Papa seja argentino e torcedor do San Lorenzo. Histórico. Para mim, é um grande orgulho que represente nossas cores diante do mundo. Em várias ocasiões, o Papa busca unir desde o esporte, com valores que se refletem, a solidariedade e ao esforço em equipe, seguindo a ideia do fundador de seu clube. Ele mesmo já disse: “San Lorenzo é parte da minha identidade cultural”.
Eleito líder máximo da Igreja Católica em 2013, Papa Francisco nunca escondeu sua relação próxima com o San Lorenzo. E meses após ser elevado a líder máximo da Igreja, os Cuervos conquistaram o Torneio Apertura da Argentina, no dia 15 de dezembro daquele ano.