Pitaco do Guffo: tem brasileiro no grupo da morte
Realizado o sorteio da fase de grupos da Libertadores 2025, foi dada a largada para um dos mais disputados torneios continentais de todos os tempos. Além dos times brasileiros que sempre são favoritos, este ano temos equipes da Argentina, da Colômbia e até do Peru com condições de complicar. E pra ficar mais emocionante, tem brasileiro no grupo da morte.
Os dois elencos mais fortes do Brasil – e por consequência grandes favoritos ao título – tiveram a sorte de cair nos grupos mais fáceis (lembrando: na teoria, sempre). No grupo C, o Mengão tem na altitude de Quito uma LDU que sempre complica, e deve ser a segunda classificada do grupo. Táchira e Central não devem complicar muito.
O Palmeiras também tem na altitude de La Paz seu maior adversário, ao ter que “subir o morro” para enfrentar o Bolívar. O Sporting Cristal é um time grande do Peru, mas não vive bom momento. Interessante serão os confrontos contra o Cerro Porteño e o recente caso de racismo que envolveu os dois clubes. Jogos para atenção redobrada das forças de segurança pelo potencial de briga fora do estádio.
Quando todos têm chance
O São Paulo caiu no grupo D, onde Libertad do Paraguai e Alianza Lima do Peru chegam com possibilidade de classificação, dando um grau de dificuldade para o tricolor paulista. Mesmo raciocínio para o atual campeão, já que Botafogo terá na U. de Chile e no Estudiantes da Argentina seus adversários mais difíceis.
Agora, o único grupo onde as quatro equipes possuem chances de classificação é o grupo F. E tem brasileiro no grupo da morte: Internacional e Bahia voltam a se enfrentar em uma Libertadores depois de 36 anos e são os favoritos do grupo. O Colorado é hoje um dos melhores times do Brasil e o Tricolor tem uma torcida megamotivada jogando junto. Com eles no grupo, Nacional do Uruguai e o forte Atlético Nacional da Colômbia prometem complicar a vida dos brasileiros. É esperar para ver.