Por onde anda Claude Makélélé, ex-volante da França?
Claude Makélélé foi um dos jogadores mais influentes do futebol europeu nos anos 2000. Volante com alto nível de disciplina tática, excelente senso de posicionamento e incansável na marcação, ele redefiniu o papel de meio-campista defensivo, a ponto de ter sua função batizada como “a posição de Makélélé”. O ex-jogador foi peça-chave em elencos vitoriosos como o do Real Madrid Galáctico e o do Chelsea campeão da Premier League sob comando de José Mourinho. O Lance! te conta por onde anda Claude Makélélé.
Natural da então Zaire (atual República Democrática do Congo), Makélélé representou a seleção francesa por mais de uma década, tendo disputado duas Copas do Mundo e chegando à final do Mundial de 2006. No clube, brilhou com passagens marcantes por Nantes, Celta de Vigo, Real Madrid, Chelsea e PSG, além de ter vencido títulos importantes em três países: França, Espanha e Inglaterra.
Após se aposentar, o ex-volante seguiu carreira no futebol, mas fora dos gramados. Como técnico e dirigente, Makélélé atuou em diferentes clubes europeus, mostrando que seu legado vai muito além dos tempos de jogador. Mas afinal, por onde anda Claude Makélélé atualmente?
Após uma carreira consagrada dentro de campo, Claude Makélélé se dedicou a funções técnicas e de gestão no futebol. Trabalhou como assistente técnico no Paris Saint-Germain e no Swansea City, atuou como diretor técnico do Monaco, e foi treinador principal em equipes como Bastia, Eupen (Bélgica) e, mais recentemente, o Asteras Tripolis, da Grécia, onde teve uma curta passagem em 2024.
Entre 2019 e 2023, Makélélé retornou ao Chelsea, clube onde se tornou ídolo, para trabalhar na formação de jovens atletas e como mentor técnico das categorias de base. Sua experiência em campo e sua inteligência tática eram usadas para lapidar novos talentos. Em setembro de 2023, encerrou seu vínculo com os Blues, em comum acordo.
No segundo semestre de 2024, foi anunciado como treinador do Asteras Tripolis, da Grécia, mas deixou o cargo após apenas três partidas, alegando interferência da diretoria nas suas decisões técnicas. Desde então, Makélélé está sem clube, mas segue sendo um nome respeitado no futebol europeu, com portas abertas para futuras oportunidades como técnico ou dirigente.