Por que Bragantino x Palmeiras foi o melhor jogo da 9ª rodada do Brasileirão 2025?

Por que Bragantino x Palmeiras foi o melhor jogo da 9ª rodada do Brasileirão 2025?


A disputa da 9ª rodada do Brasileirão 2025 ficou marcada pelo baixo nível técnico na maioria dos jogos e com clássicos estaduais decepcionantes – exceção feita para Bahia 2×1 Vitória. Contudo, a vitória obtida pelo líder Palmeiras diante de um competitivo e organizado Red Bull Bragantino destoou do restante, sendo este um duelo de alto nível entre duas das melhores equipes nesta temporada.

Gabriel Girotto Franco

Red Bull Bragantino abriu vantagem sobre o Palmeiras no primeiro tempo / Sports Press Photo/GettyImages

O duelo tático interessante entre as equipes começou com ambos adiantando suas linhas de marcação e buscando ataques pelos lados retendo muito a bola. Insistindo nestes lances, o Red Bull Bragantino saiu na frente do placar durante o primeiro tempo, com o cruzamento de Lucas Barbosa saindo na medida para Gabriel chegar chutando em meio aos marcadores adversários, sendo este o primeiro gol sofrido pelo Palmeiras em cinco jogos.

Tendo problemas para superar as linhas mais compactas montadas pelo time de Fernando Seabra após o gol, a equipe alviverde encontrou dificuldades para transformar o volume ofensivo em boas jogadas coletivas. Algumas das principais referências técnicas em campo como Allan, Facundo e Estêvão não conseguiram chegar próximo do terço final com jogadas bem definidas, levando à finalizações sem perigo de gol.

Mauricio Magalhaes Prado, Joaquin Piquerez Moreira

Palmeiras conseguiu virar o jogo em um ótimo segundo tempo / Sports Press Photo/GettyImages

No intervalo, João Martins fez duas substituições importantes com as entradas de Mauricio e Luighi nos lugares de Allan e Facundo Torres, mudanças que trouxeram maior dinamismo ao ataque do Palmeiras graças à velocidade imposta por ambos. Mas a mexida tática mais importante consistiu na mudança de posicionamento de Estêvão, que deixou de atuar por dentro, tendo sido deslocado para o lado, dividindo as ações ofensivas com Flaco López.

Estas mudanças demoraram para surtir efeito até encaixarem taticamente, pois o “Massa Bruta” manteve as infiltrações bem funcionais no ataque e quase chegou ao segundo gol numa bela finalização de Eduardo Sasha, que parou em mais uma grande defesa de Weverton na temporada. No entanto, o Palmeiras cresceu ofensivamente e chegou ao empate com Murilo marcando em cobrança de escanteio.

Contra um Bragantino cansado e lançado ao ataque (adotando marcação com linhas médias após o gol sofrido), o Palmeiras encontrou mais espaços até efetivamente definir o jogo com Maurício, que aproveitou sobra de chute de Luighi na área e definiu o placar final aos 32′ do segundo tempo.

Estatísticas de Red Bull Bragantino 1×2 Palmeiras

Red Bull Bragantino

Palmeiras

Posse de bola

49%

51%

Finalizações

9

15

Chutes no alvo

2

5

Passes (certos)

344 (275)

348 (262)

Desarmes

15

20

Desarmes ganhos

67%

65%

Entradas no terço final

44

55

Defesas do goleiro

3

1

Fonte: Sofascore

Filipe Luis

Flamengo somente empatou com o Botafogo e viu diferença para o Palmeiras subir / Ruano Carneiro/GettyImages

Diante de um Red Bull Bragantino muito organizado e competitivo, o Palmeiras conseguiu encontrar soluções táticas para reverter a desvantagem e buscar mais uma virada com a comissão técnica de Abel Ferreira. Enquanto isso, o Flamengo viu o seu estilo de jogo ofensivo e impositivo ficar muito travado na estratégia de Renato Paiva em adotar marcação individual e lançamentos para os atacantes nas reposições, com um Botafogo que teve as melhores chances de gol no clássico carioca que terminou em 0 a 0.

No próximo domingo (25), Palmeiras e Flamengo se enfrentarão no Allianz Parque em um dos jogos mais aguardados do Brasileirão, no principal duelo pela 10ª rodada. Considerando que o Rubro-Negro não poderá contar com Wesley (suspenso) e diversos lesionados, o Verdão terá condições favoráveis para abrir 7 pontos de vantagem em relação ao principal concorrente na briga pelo título.

Leia mais sobre o Brasileirão em:



Link Original

Deixe um comentário