Presidente do Barcelona se pronuncia sobre renovação de Yamal: ‘É preciso sofrer’
Aos 17 anos, Lamine Yamal tem tratamento igual ao de Messi no Barcelona e fez uma temporada digna de vencedor de Bola de Ouro. Em entrevista concedida nesta segunda-feira (19) à “TV3”, da Espanha, o presidente do clube, Joan Laporta, falou sobre o momento de Yamal e sua renovação de contrato.
O primeiro contrato profissional de Yamal com o Barcelona foi firmado em outubro de 2023. No entanto, por ter apenas 16 anos, o garoto só podia firmar vínculo de três anos de acordo com as regras da Fifa na época. Assim, o espanhol está ligado à equipe até 30 de junho de 2026. Com a valorização de Yamal nesta temporada, as conversas por renovação que já estavam planejadas congelaram. Para Laporta, é uma questão de tempo.
— Sempre é preciso sofrer… Está sendo trabalhado e parece que tudo vai dar certo, porque Lamine é um grande jogador e uma pessoa extraordinária, além de mais maduro — afirmou o presidente do Barcelona à “TV3”
Jorge Mendes, agente de Yamal, entende a importância do garoto dentro do Barcelona, além de saber que ele vale mais que seu atual salário por enriquecer a marca do clube. Em contato com Deco, diretor esportivo do Barça, o empresário tenta equilibrar os dois interesses para que haja um desfecho positivo.
— Sempre é preciso que ela corresponda à importância que ele tem, independentemente da idade. Ele precisa de um tratamento especial. E um jogador que explodiu assim, tem que receber um cuidado especial, está fora do padrão. É necessário alinhar os interesses de Lamine com os do clube. E acredito que vamos conseguir isso. Também é preciso coordenar isso com o tempo. Esperamos que haja compreensão de todas as partes. E tanto pelo jogador quanto pelo seu entorno — seja o representante ou a família — as sensações são boas. Ele é catalão, culé até a medula, e se sente identificado. Acho que está bem aconselhado — completou Laporta.
Em conversas para renovação, Yamal é um dos favoritos a vencer a Bola de Ouro na atual temporada, sendo determinante para o Barcelona nas competições nacionais. Veja os números do espanhol de 17 anos na temporada: