Primeira partida da Libertadores completa 65 anos neste sábado

Primeira partida da Libertadores completa 65 anos neste sábado


Primeira partida da Libertadores completa 65 anos neste sábado

A Conmebol Libertadores está completando 65 anos neste sábado (19). Iniciada em 1960, a Liberta foi crescendo e se desenvolvendo ano após ano, até chegar no alto nível que possui hoje em dia, e se tornar o sonho de consumo de todos os clubes sul-americanos.

Inspirada pela Copa dos Campeões da Europa, a Libertadores contou apenas com campeões nacionais em sua primeira edição, que contou com um formato mais simples. Na época, inclusive, a Copa sequer tinha esse nome, e era chamada de ‘Copa dos Campeões da América’.


Campeão boliviano, o Jorge Wilstermann enfrentou o Peñarol, campeão uruguaio, no primeiro jogo da competição, e os Carboneros golearam por 7 a 1. O duelo aconteceu justamente em 19 de abril de 1960.

Após a goleada, o Peñarol seguiu firme e foi o campeão da primeira edição, batendo o Olímpia, do Paraguai, na grande decisão.

Representando o Brasil, o Bahia foi o participante da primeira Libertadores da história, visto que havia sido campeão brasileiro em 1959, mas a equipe caiu ainda na primeira fase para o San Lorenzo, da Argentina.

Atualmente, a Libertadores possui outro formato e é disputada por mais representantes de cada país da América do Sul.

Os maiores campeões


Foto: Buda Mendes/Getty Images

A Argentina é o país com mais títulos do torneio, sendo 25. Independiente (7 títulos), Boca Juniors (6 títulos), Estudiantes (4 títulos), River Plate, (4 títulos), Racing (1 título), Vélez (1 título), Argentinos Júniors (1 título) e San Lorenzo (1 título), são os campeões do país hermano.

Já o Brasil vem na segunda posição, com 24 troféus do torneio. São Paulo (3 títulos), Flamengo (3 títulos), Grêmio (3 títulos), Palmeiras (3 títulos), Santos (3 títulos), Cruzeiro (2 títulos), Internacional (2 títulos), Vasco (1 título), Corinthians (1 título), Atlético-MG (1 título), Botafogo (1 título) e Fluminense (1 título), são os campeões.

Abel Ferreira em título do Palmeiras
Abel Ferreira com troféu da Libertadores. Foto: Divulgação/Conmebol

Os últimos anos

As últimas edições de Libertadores foram dominadas pelas equipes brasileiras. Desde 2019 que não há um vencedor de outro país. Flamengo, Palmeiras, Botafogo e Fluminense venceram no período. O último argentino a levantar o troféu, foi o River Plate, em 2018, quando venceu o rival Boca Juniors, na decisão.

E para ficar por dentro do placar de futebol de todos os jogos, visite o site do 365Scores! Lá você os jogos de hoje na TV, tabela de classificação e mais! 



Link Original

Deixe um comentário