Quais são as marcas que apoiam o Mundial de Clubes da FIFA 2025?

Quais são as marcas que apoiam o Mundial de Clubes da FIFA 2025?

Quais são as marcas que apoiam o Mundial de Clubes da FIFA 2025?

Flashscore UK Staff
A FIFA conseguiu quantos patrocinadores para seu novo torneio?AFP
Embora não tenha tido a adesão que a FIFA esperava, várias marcas garantiram os direitos de patrocínio do Super Mundial de Clubes.

Confira abaixo tudo sobre os patrocinadores do torneio, o papel de cada um e o relacionamento deles com a FIFA.

Quantas marcas apoiam o Mundial deste ano?

Há quatro patrocinadores oficiais do Mundial de Clubes de 2025, além de uma série de parceiros comerciais com vários níveis de envolvimento. Além de promoverem suas marcas por meio de uma série de atividades de marketing, essas empresas também oferecerão experiências, serviços e outras ações durante a competição.

Graças à atenção da mídia, à transmissão gratuita da plataforma DAZN e à presença de muitas das superestrelas do esporte, os patrocinadores receberão maior exposição neste Mundial do que em qualquer edição anterior do torneio.

Quem são os patrocinadores do Mundial de Clubes de 2025

Cada um dos quatro principais patrocinadores do torneio foi revelado nos últimos seis meses, sendo que o primeiro foi confirmado em outubro de 2024. Embora a FIFA tenha mantido uma série de conversas comerciais com várias empresas, um processo de licitação completamente novo foi estabelecido antes do Mundial de Clubes de 2025.

O dinheiro gerado pelos patrocinadores ajudou a adicionar mais fundos a um já enorme pote de prêmios para os clubes. Os participantes vão ganhar pelo menos US$ 50 milhões neste Mundial.

• Hisense

Tendo patrocinado anteriormente as Copas do Mundo da FIFA de 2018 e 2022, a Hisense foi a primeira a ser anunciada como parceira oficial do Mundial de Clubes desta temporada. Fabricante chinesa de eletrônicos especializada na produção de aparelhos de TV, a empresa é uma das principais participantes do mercado global de tecnologia.

Dada a natureza de seu portfólio de produtos, a Hisense pode facilmente estabelecer ligações entre os aparelhos que vende e o consumo dos espectadores de grandes eventos esportivos. Muitos torcedores de todo o mundo assistem a esses eventos em televisores Hisense e, portanto, a empresa atua como um patrocinador relevante para qualquer competição que esteja sendo transmitida para um grande público global. Como consequência, a Hisense apoiou cada um das três últimas Eurocopas e continua a cumprir acordos comerciais com o Real Madrid, o Paris Saint-Germain e os parceiros de longa data Leeds United. A empresa também patrocinou anteriormente a Red Bull Racing, hexacampeã mundial de construtores da F1.

“O compromisso da Hisense com a inovação e a tecnologia se alinha à nossa visão para este torneio. Essa parceria oferecerá aos torcedores maneiras únicas de se envolver com o torneio, dentro e fora do campo, ao mesmo tempo em que estabelece uma base tecnológica e inovadora para que o Mundial de Clubes da FIFA floresça”, disse o presidente da FIFA, Gianni Infantino.

Como parte de um acordo no valor total de US$ 90 milhões, a Hisense fornecerá televisores para apoiar uma variedade de atividades operacionais no Mundial de Clubes de 2025. Os árbitros da partida usarão os monitores Hisense – localizados na sala do VAR e ao lado do campo – para analisar as imagens dos principais incidentes e, posteriormente, tomar decisões importantes. Telas semelhantes também estarão localizadas em posições estratégicas ao redor do estádio.

• AB InBev

Maior fabricante de bebidas alcoólicas do mundo, a AB InBev é responsável pela produção de algumas das marcas de bebidas mais reconhecidas do mercado, como Budweiser, Corona, Stella Artois e Michelob fazem parte da família AB InBev.

A AB InBev é parceira da FIFA há quase quatro décadas, tendo patrocinado todas as Copas do Mundo desde a do México em 1986. A proibição de última hora da venda de bebidas alcoólicas nos estádios do Catar ameaçou minar o relacionamento de longa data entre a cervejaria e a entidade máxima do futebol, mas um novo acordo de US$ 80 milhões foi fechado seis meses após a conclusão da Copa do Mundo de 2022. Esse contrato leva o acordo existente da AB InBev até 2026, enquanto um pacote de patrocínio separado para o Mundial de Clubes de 2025 foi organizado em novembro de 2024.

Além de entregar o prêmio de Jogador da Partida de cada jogo, a AB InBev realizará uma série de incentivos e experiências interativas para os torcedores durante todo o campeonato. Como parceira oficial de cerveja do torneio, podemos esperar ver as “Megabrands” da empresa, Budweiser e Michelob, em destaque nos estádios e nos produtos de apoio. Depois que sua empresa foi confirmada como a segunda patrocinadora oficial da principal competição de clubes da FIFA, o CEO da AB InBev, Michael Doukeris, comentou: “Essa parceria com o Mundial da FIFA dá continuidade ao nosso legado de unir cerveja e esportes para os torcedores de todo o mundo, criando mais momentos de comemoração e alegria”.

Graças à relação íntima entre a cerveja e o esporte, a AB InBev tem se empenhado em explorar outras oportunidades de publicidade semelhantes. A cervejaria com sede na Bélgica lançou uma parceria comercial com o Comitê Olímpico Internacional (COI) em janeiro de 2024, apoiando posteriormente os eventos em Paris no verão passado. Embora o acordo original estivesse previsto para expirar após Los Angeles 2028, a Ab InBev agora também patrocinará os Jogos Olímpicos de Inverno de 2030 nos Alpes franceses e os Jogos sediados em Brisbane em 2032.

• Bank of America

Uma empresa multinacional de serviços financeiros com sede na Carolina do Norte, o Bank of America é a segunda maior instituição bancária dos Estados Unidos e, portanto, faz parte do grupo das “Quatro Grandes” do país. Fundada em 1998, a empresa é produto de uma fusão entre o NationsBank (também sediado na Carolina do Norte) e o já existente Bank of America.

Além de atuar como parceiro bancário oficial do torneio, o Bank of America também patrocina um dos locais escolhidos para sediar vários dos jogos do Mundial de Clubes deste ano. O Bank of America Stadium é a casa do Charlotte FC, time da MLS, e do Carolina Panthers, da NFL, e será palco de duas partidas da fase de grupos (envolvendo Real Madrid, Pachuca, Benfica e Bayern de Munique) e dois empates nas oitavas de final. A empresa adquiriu os direitos de nomeação da imponente arena de 75.000 lugares em 2004, garantindo um contrato de 20 anos a um custo de US$ 140 milhões. Esse acordo foi prorrogado até o final de 2023.

O Bank of America foi apresentado como o terceiro principal patrocinador do Mundial de Clubes no início de dezembro de 2024, apenas alguns dias antes do sorteio da fase de grupos do torneio em Miami. Vários meses antes, a empresa sediada em Charlotte fechou um acordo – que se acredita valer aproximadamente US$ 100 milhões – para ser patrocinadora da Copa do Mundo da FIFA 2026, sediada na América do Norte.

No entanto, o escopo de marketing do banco não se limitou apenas à esfera do futebol. Recém-registrado como “parceiro campeão” do Masters, o Bank of America agora estará presente no primeiro grande torneio de golfe do ano. Além de patrocinar as Maratonas de Boston e Chicago, o segundo maior banco do mundo em capitalização de mercado também é um parceiro de longo prazo da MLB e da Federação de Futebol dos EUA.

• Coca-Cola

Um dos parceiros comerciais mais antigos e queridos da FIFA, a Coca-Cola tem trabalhado em colaboração com o órgão dirigente há mais de 75 anos. A gigante das bebidas projetou sua marca por meio de anúncios nos estádios em todas as Copas do Mundo desde 1950 e é patrocinadora oficial do evento mais importante do futebol internacional há quase cinco décadas. No entanto, uma recente discussão jurídica entre as duas partes colocou uma pressão significativa sobre esse relacionamento de longa data.

A decisão da FIFA de separar o Mundial de Clubes dos contratos de patrocínio existentes irritou a Coca-Cola, que acreditava ter o direito de apoiar o torneio sob os pretextos de seu contrato atual. Juntamente com a fabricante alemã de material esportivo Adidas, a Coca-Cola apresentou seu caso à Corte de Arbitragem da Suíça em uma tentativa de provar seu status de patrocinadora oficial do torneio de clubes. Embora o resultado do tribunal não tenha sido formalmente divulgado, parece que tanto a Coca-Cola quanto a Adidas já resolveram suas respectivas disputas com a FIFA. A Coca-Cola foi apresentada como a quarta e última patrocinadora principal do Mundial de Clubes em fevereiro de 2025, enquanto a Adidas foi confirmada como a fornecedora oficial de bolas de jogo do torneio um mês antes.

Embora ainda não esteja claro se um contrato específico para o Mundial de Clubes foi orquestrado, sabemos que o acordo atual entre a FIFA e a Coca-Cola vai até 2030. O grande acordo de sete anos prevê que a Coca-Cola pague colossais US$ 400 milhões para garantir os direitos de patrocínio principal dos eventos internacionais da FIFA. A Adidas, aliás, conseguiu um acordo semelhante, no valor de incríveis US$ 800 milhões ao longo de um período de quinze anos.

A Coca-Cola tem sido um patrocinador ativo no setor esportivo há bastante tempo, apoiando as Olimpíadas, as Paraolimpíadas e a NASCAR nos últimos anos. O conglomerado de bebidas com sede em Atlanta também é parceiro de uma série de clubes de futebol de elite, incluindo Liverpool, Tottenham Hotspur, Juventus e Napoli.

Por que o formato do torneio deste ano é tão atraente para as marcas?

O recém-expandido Mundial de Clubes da FIFA é uma proposta atraente para possíveis patrocinadores e parceiros comerciais. O maior número de participantes resultou em uma programação de jogos mais intensa, aumentando o volume de oportunidades de marketing disponíveis. Além disso, o torneio apresenta uma mistura de equipes de todas as seis confederações da FIFA, aumentando os números de audiência – e, portanto, o número de clientes em potencial – em regiões do mundo anteriormente inexploradas.

Os torcedores apaixonados de 32 clubes investirão pesado no próximo Mundial, permitindo que os patrocinadores anunciem para um público cativo grande e engajado. Como uma quantidade razoável dos melhores jogadores de futebol do planeta estará indo para os Estados Unidos neste meio do ano, as marcas estão ansiosas para associar seus produtos à revitalizada competição pan-continental. Como resultado, a FIFA conseguiu atrair uma lista considerável de parceiros comerciais.

Os patrocinadores regulares da FIFA também têm automaticamente direitos exclusivos para o Mundial?

Conforme mencionado anteriormente, a FIFA iniciou um novo processo de licitação ao negociar acordos de patrocínio para o Mundial de Clubes de 2025. Portanto, os parceiros comerciais pré-existentes da FIFA não tinham a garantia de estarem envolvidos neste torneio.

No entanto, muitos dos afiliados de longo prazo mais próximos da FIFA conseguiram garantir os direitos de patrocínio, assegurando sua presença na 21ª edição do Mundial. Empresas como Aramco, Hyundai, Lenovo, Qatar Airways e Visa apoiarão a realização da competição, dando continuidade à sua longa associação com os principais eventos da FIFA.

Direitos de transmissão: Onde você poderá assistir ao Mundial deste ano?

Todos os 63 jogos da Copa do Mundo de Clubes serão exibidos exclusivamente ao vivo no DAZN, já que o serviço de streaming com sede em Londres adquiriu os direitos exclusivos de transmissão do campeonato. Os espectadores poderão assistir a todos os jogos gratuitamente, bastando registrar-se em uma conta DAZN.

As partidas serão exibidas no canal dedicado ao Mundial de Clubes do DAZN, com comentários disponíveis em vários idiomas.

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