Técnicos da Série A: quantidade de brasileiros e estrangeiros
O Campeonato Brasileiro começa no final de semana e, mais uma vez, será marcado pela quantidade de treinadores estrangeiros, são nove neste ano. O torneio segue a globalização no planeta do futebol e tem cada vez mais técnicos de fora do país.
Os últimos três títulos do Brasileirão foram conquistados por treinadores portugueses: Abel Ferreira venceu dois com o Palmeiras, em 2022 e 2023, e Artur Jorge conquistou o título com o Botafogo, em 2024.
O aumento de treinadores estrangeiros teve como marco o título nacional do Flamengo em 2019, conquistado por Jorge Jesus. Desde então, o número de técnicos estrangeiros na competição tem crescido exponencialmente.
No último ano, oito treinadores estrangeiros iniciaram o Brasileirão. Nesta temporada, houve um aumento, com nove no total. Entre eles, cinco são portugueses, que têm se destacado na competição, e quatro são argentinos, atraídos pelo poder econômico do futebol brasileiro, que se sobressai sobre o dos “hermanos”.
O último treinador brasileiro a conquistar a competição foi Cuca, com o Atlético-MG, em 2021. Neste ano, ele retornou ao Galo e busca o título novamente. Além dele, outros dois treinadores brasileiros venceram o torneio: Fábio Carille, atualmente no Vasco, campeão em 2017 com o Corinthians, e Rogério Ceni, do Bahia, que venceu em 2020 pelo Flamengo.
Distribuição geral: