Tribunal define data de julgamento de Gabigol em caso de doping

Tribunal define data de julgamento de Gabigol em caso de doping

Tribunal define data de julgamento de Gabigol, acusado de tentativa de fraude em antidoping

O Tribunal Arbitral do Esporte (CAS) marcou para os dias 3 e 4 de abril o julgamento do recurso de Gabigol, acusado de tentativa de fraude em exame antidoping em 2023. Atualmente no Cruzeiro, o atacante foi condenado em primeira instância em março do ano passado, quando ainda atuava pelo Flamengo. A audiência será realizada na Suíça.

 

Punido há quase um ano, o Gabriel conseguiu efeito suspensivo para seguir atuando até que o recurso contra Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD) e a União Federal fosse julgado. Caso seja considerado culpado novamente, o jogador terá de cumprir o restante da pena imputada na primeira decisão, que vai até o fim de abril.

 

Gabigol foi condenado em março do ano passado à suspensão de dois anos por uma tentativa de fraude em exame antidoping. Em uma decisão apertada a favor da suspensão, o atacante foi punido pela Justiça Desportiva Antidopagem (TJD-AD) com cinco votos a quatro. A pena do atacante é contada a partir do dia 8 de abril de 2023, quando ocorreu a coleta de exames no CT do Flamengo.

CRUZEIRO, APRESENTACAO GABIGOL

Gabriel Barbosa foi acusado de infringir o artigo 122 do Código Brasileiro Antidopagem, que indica “fraude ou tentativa de fraude de qualquer parte do processo de controle”. Relatos do TJD-AD contam que o jogador teria desrespeitado agentes e não seguido os procedimentos corretos dos exames. Um deles seria realizar um dos exames após duas horas de repouso de atividades físicas, o que não teria sido cumprido por Gabigol no Flamengo. Outros jogadores fizeram o exame antes do treino.

 

Gabriel teria ignorado os responsáveis pelo exame antes das atividades e depois ido almoçar, sendo desrespeitoso com os funcionários do órgão. Quando realizou o teste, o jogador não teria respeitado os procedimentos corretos, como tampar o vaso coletor após terminar de usá-lo.

 

O processo realizado pela Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD) acontece, normalmente, sem aviso. Gabigol estaria irritado por, segundo ele, estar constantemente nas listas para os testes no Flamengo. O caso ocorreu antes da final do Carioca de 2023, contra o Fluminense. O atacante foi notificado pela primeira vez sobre a tentativa de fraude no dia 30 de maio daquele ano.

Original Link

Deixe um comentário