Vai dar zebra? Lance! analisa em quais duelos da Copa do Brasil o inesperado pode acontecer
O que se convencionou chamar de “zebra” no futebol brasileiro? Zebra é aquele resultado surpreendente, em que um time de menor expressão, ou em fase ruim, surpreende e derrota ou apenas tira pontos da equipe mais forte, poderosa ou rica. A expressão teve origem em uma partida entre a Portuguesa do Rio e o Vasco, em 1964, onde o então técnico da Lusinha, Gentil Cardoso, previu um resultado surpreendente, dizendo “vai dar zebra”, se referindo ao último animal da lista do “Jogo do Bicho”. No fim das contas, a Portuguesa venceu e até adotou o animal como mascote. A gíria ficou ainda mais popular nos anos 80, quando no programa “Fantástico”, da Rede Globo, uma zebra animada anunciava o resultado da Loteria Esportiva. E quando algum placar fora do comum era anunciado, ela dizia: “E deu eu: zebra!”
Zebra é a vitória do Davi sobre o Golias. E é na Copa do Brasil, a principal competição “mata-mata” nacional, que o inesperado tem mais chance de acontecer. O Lance! analisou os 16 confrontos da terceira fase da competição, oriundos de um sorteio entre dois potes: o dos melhores e dos piores ranqueados pela CBF. Ou seja, os favoritos contra as “zebras”.
A cotação do “Zebrólogo” do Lance! vai de um (🦓) a cinco emojis de zebrinhas (🦓🦓🦓🦓🦓). Quanto mais emojis, mais a zebra tem chance de acontecer. Ou seja, uma cotação de cinco zebrinhas significa que o favorito corre sério risco de perder. Enquanto apenas uma zebrinha significa que ela tem pouca força para surpreender o “Golias”.
Considerado um dos favoritos para os principais campeonatos da temporada e atual campeão gaúcho, o Internacional dificilmente sofrerá diante do Maracanã jogando em seus domínios. Mesmo sendo vice-campeão cearense, o time de Maracanaú vai ter que usar todo o seu potencial de zebra para arrancar algum ponto no Beira-Rio. Em dois jogos de Série D, ainda não conseguiu vencer,
Últimos cinco jogos do Inter:
26/4 – Internacional 3 x 1 Juventude – Beira-Rio (Brasileirão) 🟢
22/4 – Internacional 3 x 3 Nacional-URU – Beira-Rio (Libertadores) 🟡
19/4 – Grêmio 1 x 1 Internacional – Arena do Grêmio (Brasileirão) 🟡
16/4 – Internacional 0 x 1 Palmeiras – Beira-Rio (Brasileirão) 🔴
13/4 – Fortaleza 0 x 0 Internacional – Castelão (Brasileirão) 🟡
Últimos cinco jogos do Maracanã:
26/4 – Maracanã 0 x 0 Maranhão – Almir Dutra (Série D) 🟡
19/4 – Tocantinópolis 2 x 2 Maracanã – Ribeirão (Série D) 🟡
15/3 – Maracanã 2 x 1 Ferroviário – Almir Dutra (Cearense) 🟢
12/3 – Maracanã 0 x 0 Ceilândia (4 a 3 nos pênaltis) – Domingão (Copa do Brasil) 🟡
9/3 – Ceará 4 x 0 Maracanã – Presidente Vargas (Cearense) 🔴