Vini Jr. x Valencia: relembre as polêmicas
Apesar de todas as conquistas individuais e coletivas pelo Real Madrid nos últimos anos, o brasileiro Vini Jr. trava uma batalha que vai muito além do esporte, que é contra racismo. Um dos episódios mais agravantes aconteceu em 2023, no Mestalla, contra o Valencia. Neste fim de semana, Vini voltará a enfrentar, mais uma vez, a equipe a qual lhe causou mais problemas.
Era março de 2023 e o Real Madrid visitava o Valencia por um jogo válido pela 35ª rodada de La Liga. Com os nervos à flor da pele em campo, a torcida da casa abraçou o time. Como consequência, os jogadores do Real Madrid se tornaram alvos, sendo Vini Jr. o principal deles.
Responsável pelas principais jogadas do clube merengue, Vini Jr. causou, acima de tudo, medo aos torcedores do Valencia, que apelaram para o racismo. Diferente daqueles presentes nas arquibancadas, o brasileiro não se escondeu e interrompeu a partida depois de ter sido chamado de “macaco” por boa parte do estádio.
Uma grande confusão tomou conta dos gramados, com Vinicius apontando para torcedores em específico e questionando o árbitro Ricardo De Burgos Bengoetxea. Os jogadores do Valencia, por sua vez, tentaram acalmar a situação. O jogo terminou em 1 a 0 para o time da casa.
O episódio causou grande repercussão. No lado negativo, jornais locais chamaram Vini Jr. de mentiroso, o apontando como um verdadeiro “Pinóquio”. Na Justiça espanhola, porém, de forma inédita, três envolvidos no caso foram condenados a oito meses de prisão pela injúrias contra o brasileiro.
— Muitos pediram para que eu ignorasse, outros tantos disseram que minha luta era em vão e que eu deveria apenas “jogar futebol”. Mas, como sempre disse, não sou vítima de racismo. Eu sou algoz de racistas. Essa primeira condenação penal da história da Espanha não é por mim. É por todos os pretos. Que os outros racistas tenham medo, vergonha e se escondam nas sombras. Caso contrário, estarei aqui para cobrar. Obrigado a La Liga e ao Real Madrid por ajudarem nessa condenação histórica. Vem mais por aí — celebrou Vini na época.