Vitória faz sua melhor campanha na 1ª fase da Copa do Nordeste desde 2018
O Vitória fechou sua participação na fase de grupos da Copa do Nordeste na noite da última quarta-feira, quando empatou com o Moto Club, em São Luís, por 1 a 1. O resultado não foi dos melhores, mas o suficiente para o Rubro-Negro terminar a primeira etapa da competição invicto na liderança do grupo A e com a sua melhor campanha desde 2018.
Com quatro vitórias, três empates e 15 pontos na conta (71% de aproveitamento), o Leão garantiu sua melhor campanha no Nordestão desde quando a competição passou a ser disputada no formato atual, a partir de 2019, com os times divididos em dois grupos de oito.
Para achar uma proporção de pontos maior, é necessário voltar lá para 2018, quando as equipes ainda eram distribuídas em grupos de quatro participantes cada. À época, foram 72% de aproveitamento do time baiano.
Confira abaixo o desempenho do Vitória na fase de grupos das últimas edições:
De 2018 para cá, a única vez que o Vitória terminou invicto foi em 2020, quando somou três vitórias e cinco empates em oito jogos. Naquela edição o Leão fez 14 pontos, um a menos que em 2025, sendo que agora são apenas sete partidas, já que os confrontos acontecem dentro do mesmo grupo. Logo nas quartas de final do Nordestão 2020, o Vitória foi superado pelo Ceará por 1 a 0, que viria a ser campeão.
Neste ano o Vitória manteve a regularidade durante toda a primeira fase da competição, mesmo diante de um grupo difícil, e venceu jogos-chave, que não só deram confiança como frearam adversários diretos na luta pelo G-4, como Fortaleza e Sport.